Juventude Masculina em saída.
Willian Nunes / Karen Bueno – Entre os dias 6 e 14 de janeiro, 28 jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Regional Sul se reuniram para a Missão Cristo Tabor 2017. A partir do Santuário Tabor Porta do Céu, em Frederico Westphalen/RS, as duplas foram enviadas para a cidade de Coronel Bicaco/RS, realizando missões, pela segunda vez, na Paróquia Santo Antônio.
Para iniciar esses oito dias de apostolado, os jovens, representantes de todas as cidades onde a Juventude Masculina está presente no Rio Grande do Sul, participaram de um retiro no sábado pela manhã. Dessa forma, a partir de encontro pessoal com o Cristo Tabor, saíram para o primeiro turno de visita às famílias no sábado, dia 7, à tarde.
Pela primeira vez o Regional Sul teve a experiência de dividir os missionários em duas comunidades, que recordavam o nome dos herois de Schoenstatt: Reinisch e Engling. A primeira vista parecia desafiador ter uma comunidade com 15 e outra com 13 missionários, porém, confiando na MTA, muitos frutos foram colhidos nesse passo dado. A vinculação dentro de cada comunidade cresceu rapidamente logo de início e abriu espaço para muitas vivências que marcaram a vida de cada comunidade.
Gabriel Grasel, de Santa Maria/RS, comenta: “Foi a minha primeira Missão. Achei uma experiência incrível, tanto pelos moradores da cidade, que foram extremamente acolhedores compartilhando suas histórias, como também pela comunidade do Jumas, onde o clima era bem descontraído e pude fazer várias amizades”.
Ou Cristo ou nada
Sendo o segundo ano de missões nessa cidade, na Paróquia Santo Antônio, vários moradores estavam já esperando a visita, até mesmo com o chimarrão. As oficinas de crianças tiveram grande participação, motivando ainda mais os missionários a passarem seu conhecimento em forma de brincadeira e oração. A oficina para os jovens contou com a presença do grupo da paróquia, o CLJ (Curso de Liderança Juvenil), que em uma das noites convidou o Jumas para dar testemunho em seu encontro semanal. A Noite Jovem – um momento de integração entre os missionários e a comunidade, com adoração eucarística – teve espaço para a comunidade interagir com os missionários, ao som do tradicional Canto Alegretense, e também assistir ao teatro sobre Santo Antônio preparado pelos missionários.
As Missas aconteciam todos os dias às 20 horas, sempre antecedidas pela oração do Terço e com boa participação dos paroquianos. A acolhida para mais e novas pessoas na comunidade trouxe uma boa oportunidade aos missionários de divulgar as atividades do Jubileu de Ouro da Paróquia Santo Antônio, momento de celebração e de grande alegria para todo o povo de Coronel Bicaco. A festa seria realizada uma semana após a saída dos missionários, no dia 22 de janeiro.
Felipe Heckler, de Santo Ângelo/RS, testemunha: “Cada casa que a gente passa nos diz um pouco de sua realidade, assim podemos crescer como pessoa e se colocar no lugar do próximo”. Impulsionados pelo lema “Com Maria, Geração Missionária, ou Cristo ou nada”, o regional Sul se renova em espírito para esse ano de atividades intensas, carregando consigo o ardor apostólico em cada lugar onde o ramo está presente.