Com Maria, Geração Missionária: ou Cristo ou Nada!
Nikolas Oliveira Garcia – Com esse nobre e inspirador lema, 49 integrantes da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Regional Sudeste partiram em missão de 14 a 22 de janeiro na cidade de Barueri/SP. Duas comunidades foram formadas na paróquia Matriz de Santa Cruz, a São Judas e a Santa Catarina, com missionários muito empolgados, com grande ardor missionário e dispostos a superar qualquer dificuldade por amor à Mãe de Deus e ao próximo.
A missão começou no sábado, dia 14, no Santuário Sião do Jaraguá, em São Paulo/SP, onde o Jumas se reuniu para realizar a pré-missão, preparando o espírito e as atitudes para a semana que viria. À tarde, foram enviados para a cidade de Barueri e recepcionados pelos missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt desse município.
A partir do dia seguinte, os missionários começaram a visitar as casas, conversando, rezando, partilhando do amor de Deus e à Igreja e sendo os “pés” de Maria e “rosto” de Cristo para todos. Além disso, diariamente os missionários realizavam oficinas com as crianças, os jovens e adultos da cidade, a cada dia com um tema diferente referente ao Querigma (o primeiro anúncio da Palavra de Deus), seguidas do Terço e da Santa Missa.
Conduzida pela alegria, carisma e habilidade musical da banda SamBernô, formada por integrantes do Jumas de São Bernardo do Campo/SP, a Noite Jovem também foi um momento muito importante e especial dessas missões, gerando muita integração e vinculação entre os missionários e a comunidade.
A paróquia Santa Cruz e suas comunidades, como a São Judas, que também foi missionada, se mostraram muito vivas e cheias de atividades, sendo marcante a grande participação das pessoas nas atividades das missões e a grande aceitação e receptividade nas visitas e conversas nas casas. Muitos moradores testemunharam a importância e beleza do trabalho missionário do Jumas, dizendo que a comunidade, especialmente os jovens e as crianças, foram transformados pela presença dos missionários.
Foi uma semana muito intensa, de muita entrega, sacrifícios, oração e confiança na Divina Providência. Cabe ressaltar que desde a preparação das missões até o retorno para casa muitas surpresas ocorreram, chegando até a colocar em risco sua realização. Por isso, além dos exemplos de vida e experiências compartilhadas, a maior lição aprendida foi a de que o Deus que ama a cada um pessoalmente é o Deus das surpresas e deixar-se surpreender por Ele é confiar inteiramente em seu plano de amor e de felicidade para nós. Com certeza essa missão será o grande impulso e força do Jumas Sudeste neste ano.
Fonte: jumasbrasil.com.br