Filha amada, assume a essência do teu ser!
Ir. M. Rosequiel Fávero – O domingo, 29 de janeiro, raiou ensolarado em Santa Maria/RS, apesar de as previsões indicarem um final de semana com tempo ‘carrancudo’ para o coração do Rio Grande do Sul. A MTA quis fazer o Sol do Tabor raiar durante todo Encontro de Dirigentes da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem), para iluminar suas ‘filhas amadas’ na escolha do lema do Ramo para este ano de 2017.
Um dia de vivências especiais
A manhã deste último dia de encontro foi de muitas vivências para as participantes, seguindo os passos do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, em Santa Maria e de seu fiel aluninho, João Luiz Pozzobon.
Yana Barbosa, de Frederico Westphalen/RS, comenta: “Ontem tivemos um dia de muita formação e reflexão. O que era preciso. Mas hoje de manhã foi especial, pois pudemos vivenciar, nestes lugares, nosso Pai e Fundador. Foi uma oportunidade única, não só para mim, mas para todas as participantes do encontro. Foi um fecho necessário para tudo o que discutimos no dia de ontem. Estar onde esteve o Pe. Kentenich, onde passou, deu palestras, atendeu seus filhos espirituais, torna-o ‘mais real’ para a nossa vida, torna tudo o que sabemos dele mais ‘palpável’”.
Um novo lema para a Jufem do Brasil
Depois da manhã de vivências, foi preciso fazer o fecho tão esperado: a escolha do lema do ano para a Jufem do Brasil. Reunidas em grupos que misturavam as representantes das diversas regiões do país, as jovens tinham a tarefa de refletir sobre o lema do ano a partir de tudo o que haviam visto durante o encontro: o Ano Mariano, o Ideal Tabor, as correntes do tempo atual…. “Muita coisa para um único lema”, como disse uma das participantes. Mas a tarefa não poderia esperar, por isso, mãos à obra.
Numa plenária que reuniu novamente todas as dirigentes, cada grupo pôde dar sua contribuição. Era palpável que todas queriam a mesma coisa, mas que era preciso afinar ideias e expressões, que se encontraram harmonicamente no lema: ‘Filha amada, assume a essência do teu ser’!
Num cartaz, o lema foi ofertado durante a Santa Missa de encerramento no Santuário Tabor, presidida pelo Pe. Luciano Eduardo da Silva, da Arquidiocese de Santa Maria. No final, todas as jovens foram enviadas com a imagem da MTA, como seus instrumentos.
A tarefa continua…
A maioria das jovens e assessoras retornou às suas dioceses, mas um grupo permanece ainda alguns dias em Santa Maria, com a tarefa de preparar o livro de encontros de 2017 para a Jufem de todo o Brasil. Que nossa Mãe, a partir de seu Santuário Tabor, interceda para elas as luzes do Espírito Santo!