À luz do jubileu, Obra das Famílias se reúne em São Paulo.
Marcos e Cassiane Weizenmann – A Liga de Famílias de Schoenstatt das cidades de São Paulo/SP (Vila Mariana e Jaraguá), Caieiras/SP, Cotia/SP, São Bernardo do Campo/SP e Santos/SP, junto com as comunidades irmãs da Obra das Famílias de Schoenstatt, a União e o Instituto de Famílias dessas cidades, pôde viver uma experiência muito especial nessa terça-feira à noite, dia 31 de janeiro. À sombra do Santuário da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, houve um encontro de vida e convivência com a comunidade dos Padres de Schoenstatt brasileiros, que estão em encontro no Santuário Sião do Jaraguá.
Foi um momento de muita alegria, partilha, troca de experiências e já de celebração pelos 75 anos de fundação da Obra das Famílias. Num clima de muita familiaridade e comunidade, os padres e seminaristas relataram um pouco das suas atividades, conquistas e expectativas para este novo ano e, também, quiseram ouvir das comunidades presentes as experiências, perspectivas e anseios para 2017.
Em sua homilia, Pe. Ivan Simicic lembrou mais uma vez a importância e o testemunho da Obra das Famílias para o Movimento Apostólico de Schoenstatt como, segundo dizia o Pai e Fundador, fundamento e coroa do Movimento. Ressaltou ainda que esse momento de festa pelos 75 anos da fundação da Obra é uma oportunidade para fortalecer os vínculos e testemunhar que são uma só Obra de Famílias. Segundo ele, é preciso ir além do sentir-se pertencente a uma comunidade, seja a Liga, a União ou o Instituto. É preciso anunciar que são membros da Obra de Famílias e que estão empenhados, como Obra, em salvar as famílias “custe o que custar”.
De forma breve, um casal de cada comunidade apresentou um pouco daquilo que realizam atualmente, os números de famílias participantes e as aspirações para este ano de festa. A Liga de Famílias, em especial, teve a alegria de partilhar com os Padres, seminaristas e as comunidades irmãs a conquista do seu símbolo, hino e oração. Houve também o testemunho de dois jovens, filhos da Obra de Famílias, que apresentaram o quão são felizes e gratos por terem nascido e se desenvolvido pertencendo a Obra.
Após a partilha e vivência, os Padres de Schoenstatt perguntaram aos casais o que mais fortemente tocava a Obra Familiar e como eles poderiam lhes ajudar. Foram apresentados dois anseios. Primeiro, que eles ajudassem a estreitar os vínculos entre as comunidades da Obra, de maneira se vejam como uma só Família de famílias. O segundo foi decorrente da experiência das Missões Familiares, pedindo que os sacerdotes lhes ajudem a estar cada vez mais próximos das juventudes Masculina e Feminina de Schoenstatt, para ajudá-los a serem futuras famílias schoenstattianas.
Por fim, com lanche, muita conversa e cantando os parabéns pelos 75 anos da Obra Familiar, encerraram a noite guardando na memória essa experiência verdadeiramente única de ser uma só Família.
Louvado seja Deus Pai!!!