Inaugurando o ano sob as graças da MTA.
Karen Bueno – “Uma festa linda que emociona, é bonito demais”. Com essas palavras o Diác. Francisco Gilberto Teles Feijó comenta a II Festa da Mãe e Rainha em Brejo Santo/CE, realizada de 23 de janeiro a 2 de fevereiro de 2017. A novena reúne cerca de 1000 pessoas diariamente para celebrar e agradecer as graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt na vida da comunidade. No dia 2 de fevereiro, cerca de 2000 pessoas se encontraram no Santuário Paroquial da MTA para um dia especial de festa.
Excepcionalmente, a comunidade das duas paróquias de Brejo Santo – Sagrado Coração de Jesus e São Francisco –, na Diocese de Crato/CE, optou por celebrar já no começo do ano a Festa da Mãe e Rainha, deixando o mês de outubro para as celebrações de São Francisco. Essa é também uma forma de consagrar o ano que inicia aos cuidados da Mãe Três Vezes Admirável.
Uma novena na periferia
O termo “em saída” tem sentido literal na festa da Mãe e Rainha. Durante todos os dias da novena, a Santa Missa foi celebrada nas ruas. A cada dia, a comunidade montava uma tenda, o altar e as cadeiras em uma rua diferente da cidade. Às 5 horas o povo se reunia ali para rezar o Ofício de Nossa Senhora e, em seguida, participar da Eucaristia.
A celebração continua também à noite. A partir das 19 horas os bancos do Santuário Paroquial – cerca de mil lugares – ficavam lotados para uma reflexão sobre a Palavra de Deus e a adoração ao Santíssimo. Os dias de preparação para a festa convidavam a refletir sobre a luz, sobre como iluminar o mundo a partir do amor a Jesus e a Mãe de Deus, inspirados pelo versículo: “Brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16).
O Diác. Gilberto acentua a participação e o carinho das comunidades rurais de Brejo Santo. “A devoção da zona rural traz muito fervor e muitas vezes nos ensina como acreditar e confiar na Mãe, nós saímos catequizados por eles”.
Entre Mãe e filhos
O dia 2 de fevereiro reuniu pela manhã, da mesma forma, a comunidade de Brejo Santo para rezar o Ofício às 5 horas. O grande destaque, contudo, é para a celebração à tarde.
Às 18 horas, cerca de 2000 pessoas lotaram a Paróquia Sagrado Coração de Jesus para a bênção das velas e uma procissão luminosa até o Santuário Paroquial. Um grande monumento com a imagem da Mãe e Rainha guiava o povo nessa peregrinação. A Santa Missa da Apresentação do Senhor e de Nossa Senhora da Luz foi presidida pelo Pe. Arnaldo Pereira do Nascimento, no Santuário Paroquial da Mãe e Rainha. Concelebraram a Eucaristia o Pe. Pedro André Bitú Bezerra e o Mons. Dermival Anchieta Gondim, além dos Diác. Gilberto Feijó e Raimundo Cabral.
A Festa da Mãe e Rainha é expressão do grande carinho que a população de Brejo Santo cultiva pela Mãe de Deus. Todo esse amor se renova mensalmente, a cada dia 18, com a renovação da Aliança de Amor; também em cada encontro entre Mãe e filhos, que se dá na visita mensal da Mãe Peregrina às famílias.