Em Aliança com o Pai, no ano do Tabor.
Glaucia Maria e Sigmar Girotto – A Família de Schoenstatt da Diocese de Jaboticabal/SP se reuniu para iniciar as atividades do ano de 2017 no dia 5 de fevereiro. A Celebração Eucarística, os momentos de formação e muita alegria marcaram o dia de encontro em Família, realizado na Paróquia Santa Tereza de Jesus, na cidade de Jaboticabal.
Um encontro com Jesus
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Antonio Carlos Molena, pároco da Paróquia Santa Tereza de Jesus. Em sua homilia, recordou que todos são sal do mundo. O sal não é visto no alimento, diz ele, como também não é agradável o seu paladar quando ingerido sozinho, mas é ingrediente fundamental para dar o sabor.
Momento de partilha
Logo após a missa, o café organizado pelos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina reuniu toda a Família de Schoenstatt. Em seguida, a Liga de Família da Diocese preparou a acolhida, salientando os 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao Brasil, que aconteceu no ano de 1947. Também recordaram todas as comemorações e jubileus que o Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra durante este ano.
“Vim contemplar as glórias da Mãe de Deus…”
Ir. Mariane Galina, assessora local, começou sua palestra explicando que o ano de 2017 é o Ano Mariano, pois a Igreja no Brasil celebra os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Como Movimento Apostólico de Schoenstatt, diz ela, “precisamos olhar para o Ano Mariano com os ‘óculos de Schoenstatt’ e assim olhar com mais atenção ao nosso Pai Fundador. Devemos ir além da devoção mariana”.
Esse ‘ir além’, citado pela assessora, indica que “precisamos imitar suas virtudes. Nosso espelho deve ser Maria. E sempre precisamos nos perguntar: Como Maria faria em cada situação?”
Sobre os 70 anos da visita do Pai e Fundador ao Brasil, diz que a missão do Pe. Kentenich é anunciar ao mundo o mistério de Maria, a partir do Santuário, e que a missão de todo os schoenstattianos no Brasil é a mesma.
“Pe. Kentenich veio ao Brasil para contemplar as glórias de Maria e, ao mesmo tempo, constata que na alma do povo brasileiro pode se esculpir santos e quer, com a Família, combinar como fazer para ampliar o carro de triunfo da Mãe de Deus”, indica Ir. Mariane.
Enviados à missão!
Após a palestra houve o envio preparado pela Família de Schoenstatt da cidade de Bebedouro/SP. Os representantes dos ramos e comunidades do Movimento foram à frente com seus símbolos para receber a benção de envio, saindo, em seguida, num sinal de envio, de Schoenstatt em saída.
Ao Capital de Graças, como presente para o Pai
A missão de tornar o Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt sempre mais conhecido e elevá-lo aos altares depende do sim de cada um. Conscientes de que é preciso sempre conhecê-lo melhor e torná-lo mais conhecido, a Família de Schoenstatt se empenha rezando pela sua canonização.
Unidos às dioceses ligadas ao Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, a Diocese de Jaboticabal se compromete nessa missão. E, para isso, cada pessoa foi convidada a rezar regularmente a “Oração da Confiança” pela canonização do Pe. José Kentenich até a festa do Santuário, que será no dia 24 de setembro de 2017. Essa é a contribuição da Família no Ano Mariano.
Assim, com o coração cheio de gratidão e esperança, a Família de Schoenstatt da Diocese de Jaboticabal dá início às atividades do ano com grande impulso para os trabalhos apostólicos.