Família do Tabor da Liberdade inicia suas atividades com um louvor Mariano.
Cornélio José Van Wijk – Domingo, 12 de fevereiro de 2017, foi um dia de festa no Santuário Tabor da Liberdade em Confins/MG. Nesse dia, toda a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG se reuniu neste Santuário para dar início às atividades do ano de 2017.
A partir de 9 horas a Família se reuniu com seus diversos ramos e comunidades: Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt, Liga das Mães, Liga de Famílias e Instituto das Irmãs de Maria, no Santuário, para o início das atividades deste Ano Mariano e do período que marca os 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao Brasil.
Cada ramo presente se dirigiu ao Santuário e lá ofertou sua oração de louvor à MTA e entoou o seu hino ou música que representa o seu ramo. Foi um momento de oração e entrega das atividades que serão exercidas ao longo desse ano, suplicando as bênçãos da MTA, para que seja um ano frutuoso para toda a Família.
Todos se encaminharam, em seguida, para a Tenda de Celebrações, levando a imagem da Mãe Peregrina e entoando cânticos de louvor.
Já na Tenda foi apresentado um teatro apontando uma viagem do Pe. Kentenich, que parte de Schoenstatt para visitar novamente o Brasil; seu destino dessa vez é o Tabor da Liberdade. Pe. Kentenich chega maravilhado, contemplando as magnificências de Maria no solo mineiro, neste ano em que todo o país celebra: os 70 anos de sua primeira visita ao Brasil e 70 do ideal Tabor; 75 anos da Obra das Famílias de Schoenstatt; 30 anos da Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese de Belo Horizonte; 90 anos de Fundação das Apóstolas Luzentes de Maria; 70 anos da Liga das Mães no Brasil.
Na encenação, Pe. Kentenich ficou muito feliz ao observar como a Família cresceu desde sua primeira visita e aproveitou para criar uma nova motivação neste Ano Mariano no Brasil, incentivando a todos que conquistem o quadro da AVE MARIA para ser entronizado no Santuário Tabor da Liberdade em outubro deste ano. Todos os presentes aceitaram o convite e se prontificaram em contribuir com suas ofertas ao Capital de Graças para a conquista espiritual e material do quadro.
No ato final da encenação, em sua volta a Schoenstatt, Pe. Kentenich agradeceu a MTA pela bela viagem e os bons momentos que teve no Santuário Tabor da Liberdade com a Família local e confidenciou à MTA que gostaria de ver sua estátua neste Santuário, para estar sempre próximo e abençoando a todos que lá chegam com fé.
Após o almoço, a Liga das Mães coordenou a oração do Terço, com a participação de todos os presentes.
A tarde desse dia foi marcada pela eleição de dirigente de ramo da Liga das Mães de Schoenstatt, sendo reeleita Fátima Soares Pereira de Souza para um período de dois anos. Houve também a troca dos coordenadores Geraldo e Nilda Cardoso, da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, assumindo a coordenação Luciano Barbosa Filho e Ana Maria Prado Barbosa, da cidade de Pedro Leopoldo/MG.
Às 15 horas foram encerradas as atividades com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Renato Alves de Oliveira, da Paróquia Bom Pastor, do bairro Dom Cabral, de Belo Horizonte. A celebração da Eucaristia corou o dia e enviou em missão toda a Família de Schoenstatt da Arquidiocese. Estiveram presentes em torno de 400 pessoas, neste dia abençoado por Deus.