Região Sião de Cristo em período de ‘Travessia’ e unidade com a Mãe e com os seus.
Maike Andrade – Todos os anos os padres e seminaristas da comunidade dos Padres de Schoenstatt do Brasil se reúnem para realizar o encontro anual da comunidade, que nesse ano aconteceu entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro, à sombra do Santuário Sião do Jaraguá, em São Paulo/SP. A ideia do encontro é poder revisar e projetar os trabalhos que a comunidade realiza com a Família de Schoenstatt de todo Brasil. Além disso, é um tempo de reencontro dos padres e seminaristas, já que muitos vivem em lugares diferentes e não têm a oportunidade de se encontrarem durante o ano.
O encontro foi marcado pela consciência de que a comunidade vive um tempo de travessia. Onde o superior da região brasileira dos Padres de Schoenstatt, Pe. José Fernando Bonini, convidou todos os membros do Instituto a viver esse ano prestando atenção especialmente ao caminho, sem perder de vista que caminham juntos como irmãos e com toda a Família de Schoenstatt. Nesse mesmo espírito o encontro foi divido em três etapas, a primeira consistia em olhar a vocação sacerdotal e partilhar as experiências pessoais do último ano. Na segunda etapa, dirigiram o olhar à comunidade como um todo, onde puderam analisar como estava o Instituto dos Padres de Schoenstatt no Brasil em relação aos trabalhos apostólicos e objetivos traçados alguns anos atrás. Para isso, foram convidados alguns leigos que tinham certa vinculação com os Padres de Schoenstatt e, em uma conversa muito familiar, eles puderam dizer aos padres e seminaristas como viam a comunidade e quais eram as suas expectativas em relação ao trabalho apostólico da mesma. A terceira etapa do encontro consistia na projeção da comunidade para o ano de 2017. Nesse momento os padres e seminaristas revisaram as suas estratégias e prioridades no Brasil.
Outra coisa que marcou os dias do encontro dos Padres de Schoenstatt foram as visitas que fizeram a alguns ramos da Família de Schoenstatt. Na primeira foram ao encontro do Terço dos Homens Mãe Rainha, na paróquia Santo Antônio, em Caieiras/SP. O segundo encontro aconteceu no Santuário Sião do Jaraguá, onde os padres e seminaristas receberam alguns membros da Juventude Masculina de Schoenstatt do regional Sudeste e juntos fizeram uma cantata para Maria (clique para ler). O terceiro encontro aconteceu no Santuário da Vila Mariana, também em São Paulo, com a Obra das Famílias de Schoenstatt dessa região – ali os padres celebram a missa e logo após houve uma partilha familiar.
Ao final do encontro anual, os padres e seminaristas formularam um lema que vão motivá-los durante o ano de 2017: “Sião em Travessia, com Maria, acompanha teu Irmão”. Esta pequena frase ressalta o espírito de Travessia que vivem os Padres de Schoenstatt, o vínculo especial com a Mãe de Deus nesse Ano Mariano e o desejo de seguir caminhando como irmãos, junto com a Família de Schoenstatt do Brasil.
Fonte: jumasbrasil.com.br