Revivendo a história, Família de Caieiras projeta futuro no ano da construção do Santuário.
Tadeu Lopes – Em um encontro marcado pela história do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Caieiras/SP, o congresso de Abertura do Ano de 2017 deu início às atividades neste ano de construção e bênção do trono de graças da Mãe e Rainha na cidade. Toda a Família de Schoenstatt se reuniu neste domingo, 19 de fevereiro, com um único olhar: a conquista do Santuário.
Iniciando com a Santa Missa, na Igreja Santo Antônio, a abertura teve como tema a frase do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: “Somos herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de um grande futuro”. A partir desse tema, foi abordada qual será a corrente de vida do Santuário de Caieiras para o mundo, como resposta para o pensamento mecanicista e promovendo a missão do 31 de Maio.
Após o almoço, o tema “Herdeiros de um grande passado” foi aprofundado com a pré-história do Movimento de Schoenstatt em Caieiras, explicando a contracorrente de graças que une os Santuários de Stuttgart, Bellavista e, consequentemente, Caieiras através do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt. Então, a história do Movimento na cidade foi descrita revivendo a missão da Sra. Leonor Gavilan e seu anseio de conquistar um Santuário nesta cidade.
Em um momento de partilha entre a Família com o tema “portadores de um grande presente”, representantes dos ramos contaram suas experiências com a Sra. Leonor, com o Pe. Celestino Trevisan e com Sr. João Luiz Pozzobon, que são referências históricas para o Movimento no Brasil, compartilhando o sentimento de cada ramo com a construção do Santuário de Caieiras e a importância da pedagogia de Schoenstatt para a vida diária.
Na dinâmica de grupo, foram escolhidas as palavras-chave que seriam levadas para o Conselho da Família Schoenstatt que, sob a inspiração do Espírito Santo, formularia o lema deste ano. Entregue como contribuição ao Capital de Graças, ao final do evento, a frase foi colocada na fundação do Santuário com um compromisso selado: “Fidelidade por fidelidade: Rainha Indivisa Christi, eis o teu Santuário”.
Você constrói o Santuário
Também nesse encontro a Família de Schoenstatt de Caieiras lança seu projeto de captação de recursos chamado “Você constrói o Santuário”.
Por meio do site catarse.me/santuariocaieiras é possível contribuir materialmente, conhecer a história do Movimento, saber exatamente onde o dinheiro será aplicado e muitas outras informações.
Acompanhe os detalhes pelo vídeo e acesse o site: