Acampamento regional marca o início do ramo no estado.
Ir. M. Rosequiel Favero – O lugar do futuro Santuário de Schoenstatt em Santa Catarina está sendo, nas últimas semanas, um verdadeiro ‘point’ para a Juventude de Schoenstatt do Sul do Brasil. Durante o feriado de Carnaval acontece no município de Biguaçu/SC, mais precisamente na Paróquia São João Evangelista, as Missões Santuarium Vivum, que une 70 missionários das Juventudes Feminina e Masculina de Schoenstatt desse Regional.
Antes das Missões, a Jufem realizou uma semana de acampamento no Centro de Schoenstatt onde será erguido o Santuário, que reuniu 20 jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ir. Gloria Maria Melo, assessora da Jufem no regional sul, explica: “O acampamento é um encontro realizado normalmente no período das férias, que alterna momentos de formação, oração e descontração. É também uma oportunidade de deixar um pouco de lado o celular, o tablet, para encontrar-se com Deus e consigo mesma. O local do acampamento deve proporcionar também uma proximidade maior com a natureza, o que aqui em Biguaçu foi maravilhoso”.
Gabriele Pillon, da Jufem Santa Maria/RS, descreve um pouco sobre essa experiência: “Curtimos a natureza; jogamo-nos no infinito mar azul de cor cristalina; nos aventuramos na ainda misteriosa criação de Deus, brincamos umas com as outras, não resistimos às rochas estrondosas e tiramos umas quatrocentas fotos! Quando olhamos para o mar, percebemos que este exterior só é belo se o nosso interior reconhece, então de todas as coisas incríveis que existem no mundo, sem o nosso interior elas nada seriam”. E recorda também um dos motivos de escolherem Biguaçu para fazer esse acampamento: fundar a Jufem no estado de Santa Catarina.
Gabriele conta: “Quando queremos algo, nenhum sacrifício é grande demais, porque querer não é poder, mas querer em Deus é. Esse é o sentimento que paira na alma de 18 meninas da Jufem do Regional Sul, que querem deixar sua marca: a fundação da Jufem em Biguaçu. Por isso, 12 horas de viagem não são absolutamente nada! Nada vence a missão que a Mãe de Deus nos confiou”.
Já nas primeiras horas do acampamento, elas expressaram esse desejo de cooperar com a MTA para o nascimento da Jufem em Biguaçu: no local onde será erguido o Santuário, plantaram lírios, o símbolo do ramo. “No fim – continua Gabrieli Pillon – colocamos as jovens de Santa Catarina no centro de nosso círculo e cada uma foi dando a elas a mão e, na em medida que isso ia acontecendo, cada uma dizia um estímulo para o início dessa caminhada no Movimento. Todas, de mãos dadas, cantamos a consagração, entregando nossas vidas e esse início à Mãe de Deus, nossa Rainha”.
Em saída
Um dos dias do acampamento foi de “Schoenstatt em saída”. As jovens passaram a manhã numa das escolas próximas, cantando, fazendo teatro, dando testemunho. E encontraram ouvidos atentos. Dielen Cantelli Branco, uma das jovens catarinenses que participava, testemunha sobre a experiência: “Os jovens se mostraram bastante interessados, principalmente porque deixamos neles a expectativa de querer conhecer a terra onde reinam as virtudes do Hino da Minha Terra. E na oportunidade entregamos a eles um convite para visitar o novo Centro de Schoenstatt no dia 22 de abril, onde será oferecida uma tarde de encontro. Ainda pedimos que os interessados preenchessem uma ficha com seus dados. E, para nossa supressa, mais de 130 jovens nos deram os seus dados. Alguns até de outra religião. Ouvimos de um deles: ‘pena que será apenas em abril esse encontro’. Contagiados com os cantos e com nossa alegria, acreditamos que pudemos semear naqueles corações jovens o amor a Mãe do Céu”.
Um dos ingredientes importantes para o sucesso do acampamento foi o empenho da Família de Schoenstatt local. Ir. M. Vera Debald, que trabalha em Santa Catarina, conta: “Duas mães ‘montaram acampamento’ por aqui e estavam à disposição dia e noite. Principalmente a Liga de Mães se empenhou pelo bem estar e a alimentação das jovens e um dos casais vinha todos os dias ajudar. Foi uma semana de família para não se esquecer”.
Passado o acampamento, a Família de Schoenstatt acolhe novamente jovens de Schoenstatt (algumas jovens do acampamento permaneceram em Biguaçu/SC) para as missões. Com o local do futuro Santuário como coração das missões e sob o lema ‘Enviados por Maria, sementes de um novo reino’, visitarão as famílias de diversas comunidades da Paróquia São João Evangelista. Novamente, Schoenstatt em Saída.