Família reunida para começar as atividades de 2017.
Sônia Maria Cruz de Souza – “…Eu vim para contemplar as glórias de Maria”: Inspirados pela frase do Pe. José Kentenich aconteceu a abertura das atividades, no Ano Nacional Mariano, para a Família Schoenstattiana na Arquidiocese de Montes Claros/MG numa manhã de domingo, dia 19 de fevereiro de 2017.
Aos poucos foram chegando os participantes de todos os lugares da Arquidiocese e, acolhidos pela equipe que irradiou alegria com cantos animados numa parceria com o som dos instrumentos, eram contagiados pela vibração de pandeiros, violão, acordeão e tambor. Todos foram conduzidos ao local de credenciamento e acomodados no auditório, local que foi realizado o encontro. Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes.
O casal Pedro Soares Sousa e Maria do Rosário Silva e Sousa, coordenador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na cidade de Francisco Sá/MG, e a coordenadora Maria Célia Prado, do Setor Centro em Montes Claros, fizeram a sensibilização de abertura do encontro e a oração, despertando para o momento mariano que a Família de Schoenstatt brasileira vive e sensibilizando ao tema do encontro: “….Eu vim para contemplar as glórias de Maria!”. Pairava no ar ‘Schoenstatt’.
Novos “óculos”, novos olhares
A assessora do ramo das Mães e das Famílias na Arquidiocese, Ir. Mariane Gallina, direciona os olhares e os corações a contemplarem as glórias de Maria, assim como fez o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, há 70 anos, em sua primeira visita ao Brasil, quando disse: “Eu vim para contemplar aqui as glórias da Mãe Três Vezes Admirável”.
Ir. Mariane estimulou todos a viver o Ano Nacional Mariano na perspectiva da missão mariana de Schoenstatt, convidando-os a tirar os ‘óculos humanos’ e colocar os ‘óculos da fé’, os ‘óculos de Maria’ e ‘os óculos de Schoenstatt’ para melhor viver o Ano Jubilar e assumir a missão que o Pe. José Kentenich presenteia a todos os seus filhos.
Uma pausa para o lanche e a animação da cantora schoenstattiana Maria Edna Gonçalves, da União das Mães, prepara todos para o momento final e ápice do encontro, a Santa Missa.
A celebração eucarística é presidida pelo assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese, o Pe. Ari Piedade da Silva. Em sua reflexão, diz que todos devem ter consciência de que são essência e cada essência é uma expressão do amor de Deus, motivo que leva cada um a viver a partir do amor de Deus. Como exemplo, cita o testemunho da Mãe de Deus, que mesmo se compreendendo indigna de conceber o Filho de Deus, de gerar e cuidar desse Amor, não teve medo e foi obediente. “Maria foi essa essência de Cristo”, mostra o Pe. Ari.
Finalizando a celebração e o encontro, um grupo de mães e um grupo de jovens da cidade de Bocaiúva/MG, Setor Sul, fizeram uma homenagem à Mãe e Rainha, entoando cantos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Todos os participantes foram convidados a coroar a Mãe Peregrina, através da Imagem Auxiliar Diocesana, num gesto de gratidão e conquista pelo segundo ano de peregrinação na Arquidiocese. A coroa foi colocada na Imagem pelo Pe. Ari, representando todos os schoenstattianos da Arquidiocese de Montes Claros.