A cerimônia de “Tomada de Túnica” será em julho deste ano.
Fábio Alves – No ano de 2016, três jovens brasileiros da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) ouviram o chamado de Cristo para segui-lo no sacerdócio, através da comunidade dos Padres de Schoenstatt. São eles: Gustavo Ceccon Guimarães, de 21 anos, da cidade de Campinas/SP; Lucas Botassio, de 20 anos, da cidade de São Paulo/SP; e Luís Joaquim da Silva, de 23 anos, da cidade de Olinda/PE. Eles ingressaram no postulado do Instituto no final de 2016 e até o final de fevereiro estavam morando no Chile, onde passaram por essa primeira etapa de formação. Antes de começar a segunda etapa, o noviciado, eles aceitaram o convite de partilhar um pouco das vivencias que tiveram. Confira o que eles contam:
Chegamos ao Chile no dia 3 de dezembro de 2016 e começamos um tempo prévio ao postulado, no qual tivemos a oportunidade de viver em casas de família para aprender e melhorar o nosso espanhol. Também pudemos peregrinar por muitos Santuários, cidades e lugares bonitos do Chile, viajando e conhecendo filiais (casas) dos Padres de Schoenstatt repartidas por varias partes do país. Passamos o natal longe de casa, mas com a alegria de saber que estávamos em família.
No começo de janeiro deste ano finalmente começou o tão esperado postulado fechado, onde conhecemos nossos irmãos de curso de mais três nacionalidades (cinco chilenos, um português e um equatoriano), com os quais tivemos a alegria de partilhar esse tempo. Nossa formação estava pensada em semanas temáticas, que abordaram temas importantes para a vida sacerdotal: oração, serviço e generosidade, conselhos evangélicos (pobreza, obediência e castidade) e, por fim, cruz e misericórdia. Logo nas primeiras semanas de postulado tivemos a impressão que mesmo vindo de países, culturas e histórias pessoais muito diferentes, o amor à missão e a Jesus nos uniam muito mais do que qualquer diferença que poderia nos separar, e aí começamos a entender o significado de comunidade.
Voltamos ao Brasil no dia 27 de fevereiro, para passar duas semanas de férias junto aos nossos familiares e amigos antes do noviciado, que começa no dia 18 de março, em Tuparenda/Paraguai. Lá seguiremos pelos próximos dois anos, com outros 20 irmãos de curso (vindos dos EUA, México, Paraguai, Argentina, Alemanha, Hungria e dos demais países com os quais já estivemos reunidos).
Saímos do postulado levando conosco a alegria de começar o caminho de seguimento à Cristo, nosso Deus, irmão e amigo. Pedimos as orações de toda a Família de Schoenstatt para continuarmos a nossa formação, buscando cumprir a vontade d’ Aquele que nos chamou para contribuir na construção do seu reino, através de Schoenstatt.
Fonte: jumasbrasil.com.br