XX Encontro Diocesano da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese de Crato/CE.
Marcos Roberto Pereira – Nos dias 3, 4 e 5 de março de 2017, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, na Diocese de Crato/CE, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) realizou o XX Encontro Diocesano para seus coordenadores e missionários. 109 pessoas, de 45 paróquias, se reuniram, também com a presença de integrantes do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), para conhecer as correntes e aspirações que impulsionam a Campanha e o Movimento Apostólico de Schoenstatt neste ano.
A Santa Missa de abertura foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelo Pe. José Ricardo Barros Sales, assistente eclesiástico da CMPS na Diocese, e Frei José Otacílio Félix, da Paróquia São Francisco de Assis, da cidade de Juazeiro do Norte/CE. Durante a celebração, Dom Gilberto ressaltou a importância do encontro para conhecer e ser, de fato, uma Família: “É nesses encontros que conhecemos realmente nosso Movimento”. Ele aconselha também: “Que você possa sempre se sentar ao lado de quem não conhece, procure conhecer mais cinco, seis ou sete pessoas, trocar experiências e fazer amizades”.
O final de semana rico de conteúdo trouxe como tema de estudo as palestras:
“Nos anos ocultos surge um novo carisma”, na qual o Pe. José Ricardo recorda a história e pontua os traços do carisma de Schoenstatt.
“Nossa Senhora no Magistério da Igreja” e “O desafio do Ano Mariano”, reflexões conduzidas pela Ir. M. Cassiana Jänisch, assessora do Movimento de Schoenstatt no estado do Ceará.
“THMR, parte integrante do Movimento de Schoenstatt”, com o qual o Sr. Airton Guerreiro Vidal fala sobre a vida no Terço dos Homens e o que ele representa para o Movimento.
Houve também um estudo de grupo, orientado pelo casal de coordenadores diocesanos da Campanha, Marcos Roberto Pereira e Maria das Graças Zacarias, com a finalidade de avaliar se as metas de 2016 foram alcançadas e quais ações poderiam ser desenvolvidas em 2017.
Além da palestra, o Ano Mariano foi aprofundado com uma vivência sobre a origem e devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, recordando todo o amor do povo pela Mãe e Padroeira.
No domingo, o encontro foi encerrado com uma Missa às 11 horas. Nessa celebração, o novo casal de coordenadores diocesanos, Luiz Tadeu e Rosany Ramos, assumiu a missão frente à Campanha. Enviados para anunciar as glórias da Mãe Três Vezes Admirável, os missionários partiram para ser um vivo Tabor neste Ano Jubilar Mariano.