A abertura do ano na capital federal.
Bianca Ribeiro – No dia 18 de março, dia da Aliança de Amor, a Família de Schoenstatt Brasília/DF esteve reunida na fonte de graças, Santuário Tabor da Esperança, com a presença de representante dos diversos ramos, comunidades e apostolados do Movimento Apostólico, para a Abertura das Atividades de 2017.
A tarde iniciou com uma oração no Santuário, ofertando as tarefas e trabalhos deste Ano Mariano. Em seguida, o diretor do Movimento no regional Sudeste, Pe. Afonso Wosny, deu uma palestra sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, fazendo paralelo com as palavras do Pe. José Kentenich sobre a importância da família.
Os principais pontos que foram destacados na palestra são: fortalecer o espírito de Família, os vínculos; sempre deve ser feita a reflexão “Como está o amor na minha vida? Amor a Deus, ao próximo, às tarefas que empenho?” Isso ajuda a afastar o individualismo; ter hábitos diários de família: unir, ter laços, cultivar o modelo de vida da Família de Nazaré na ternura, humildade e carinho.
Pe. Afonso falou também da força geradora do amor. Quando há amor, gera vida. Quando se ama o ramo que se participa, se empenha por ele, convida pessoas novas, traz novos membros para Schoenstatt. Coopera com o amor de Deus, ao ser criativo, fazer apostolado. Isso gera fecundidade. Exerce – estimulou ele – o viver a paternidade e maternidade no grupo, principalmente os dirigentes de grupo.
Após a palestra, iniciou a Santa Missa, presidida pelo Pe. Afonso e concelebrada pelo Pe. Adilson Costa, capelão do Santuário. Na homilia, Pe. Afonso afirmou que assim como a samaritana foi à fonte buscar por água, o Santuário é a fonte em que se pode buscar por esperança e por vida nova. Assim como Jesus acreditou na transformação e realizou conversão na vida da samaritana, ele também espera dos seus, acredita em cada homem, cada mulher que vem ao seu encontro.
Ao final, todos se dirigiram ao Santuário e foi feita a renovação da Aliança de Amor. Uma tarde de rica vivência junto à Mãe e impulso para as atividades de 2017: “Contigo Pai, Família em Aliança: santidade e Missão!”