Campanha da Mãe Peregrina, em Batatais/SP, levanta de madrugada e parte em peregrinação.
Ana Alice Taveira / Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Batatais/SP, na Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP, realizou no último final de semana a 23ª Caminhada Penitencial, aprofundando a vivência da Quaresma. A caminhada faz parte da comemoração do Ano Mariano, num percurso de 13 quilômetros, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – em recordação ao centenário das aparições de da Mãe de Deus em Fátima – até um terreno consagrado à Mãe e Rainha de Schoenstatt. Durante o percurso, percorrido por mais de 200 pessoas, foi rezada a Via Sacra, culminando com a celebração da Santa Missa no terreno.
A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Pedro Ricardo Bartolomeu, do Santuário Bom Jesus da Cana Verde, e concelebrada pelo Pe. Ronaldo Alexandre Leone, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia, ambos de Batatais.
O terreno pertence à Arquidiocese de Ribeirão Preto e existe a intenção de construir nele uma ermida da Mãe e Rainha, tornando-o um lugar de peregrinações. Nesta terra, conhecida como ‘Lagoa Seca’, foi furado um poço artesiano superficial, do qual jorra grande quantidade de água, por isso a comunidade o chama de ‘Manancial da Vida’. É justamente esse contexto que dá o tom da homilia na Missa. O evangelho narrava a passagem bíblica de Jesus com a Samaritana, à beira do poço (Jo 4, 5-26), e o tema tratado mostrava Cristo como fonte de água viva. Devido as comemorações do Ano Mariano, o Pe. Pedro também fala da intercessão de Maria na vida de cada um dos filhos.
No final da celebração, as simbólicas ofertas ao Capital de Graças foram queimadas, elevando ao céu os sacrifícios de amor oferecidos. Para o segundo semestre do ano já está programada uma nova Caminhada, como forma da comunidade demostrar seu amor e gratidão a Jesus e a Mãe.