Entre os dias 18 e 19 de março, líderes jovens de todo Brasil dos Movimentos e Novas Comunidades estiveram reunidos no bairro do Jaraguá, em São Paulo/SP, na Casa de Retiro das Irmãs Franciscanas Japonesas para momentos de formação, planejamento, comunhão dos diferentes carismas e preparação do III Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMNC) que será realizado em julho de 2018.
Dentre os 34 representantes das mais diversas expressões da Igreja Católica, o Movimento Apostólico de Schoenstatt foi representado por Robson Prado, de Cornélio Procópio/PR, Lucas Campana, de Londrina/PR, Lucas Galhardo, de Caieiras/SP, e Maiara Oliveira, de Mairiporã/SP, todos da Juventude Apostólica de Schoenstatt.
A reunião foi marcada por partilhas e contou com a presença do bispo de Valença/RJ, Dom Nelson Francelino Ferreira, que em uma das formações falou sobre a importância da Doutrina Social da Igreja para a Juventude e sobre o Docat, que é justamente o documento que apresenta esse conteúdo de forma objetiva para os jovens. Pe. Julio Caprani, mestre em Mariologia, falou sobre Maria e a Doutrina Social da Igreja.
Processos e história
Os participantes fizeram uma breve retomada da caminhada da pastoral juvenil no Brasil e sua estrutura, conforme estudo 103 – Pastoral Juvenil, identidade e horizontes. Além dos momentos de formação, em diversas oportunidades, os líderes ali presentes apresentaram seus respectivos carismas e as atividades em que estão envolvidos.
Durante a programação, também lembraram com muito carinho do II ENJMNC (Encontro Nacional de Jovens de Movimentos e Novas Comunidades), realizado em 2015 em Belém/PA. Foram apresentados vídeos do encontro, um breve histórico do seu processo de construção, atividades realizadas e do espírito de comunhão e unidade que se construiu. Essas motivações serviram de inspiração para a decisão unânime de realizar o III ENJMNC em 2018.
À luz do Ano Mariano, os jovens líderes puderam conhecer o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Santuário Sião da Unidade dos Corações no Pai, que fica ao lado da casa de retiros, e ali fizeram uma adoração e rezaram por todas as expressões juvenis do Brasil. Pe. Clodoaldo Kamimura, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, os acompanhou e apresentou diversos traços do carisma e da história de Schoenstatt.
Com informações de
jumasbrasil.com.br (por Lucas Campana)
jovensconectados.org.br (por Valesca Montenegro)