Trabalho conjunto da Juventude de Schoenstatt traz novos frutos em Porto Alegre/RS.
Ir. Glória Maria Melo – O reencontro com os jovens universitários na Capital Gaúcha foi surpreendente! As sementes lançadas há apenas quatro meses, quando um pequeno grupo de jovens, da Arquidiocese de Porto Alegre/RS e Diocese de Frederico Westphalen/RS, juntamente com algumas Irmãs de Maria, reuniram-se em novembro de 2016, floresceram à sombra do Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae. Na ocasião, o que era apenas um sonho, um anseio – de como atrair mais jovens para os ramos de Schoenstatt –, neste último final de semana, 25 e 26 março, tornou-se realidade.
Sob a condução da assessora Ir. Maria Aparecida Gehm e dos dirigentes Elisa Rothe, Michele Leite, Maria Eduarda Basso e André Langes, aconteceram paralelamente dois retiros para novos jovens, tanto para a Juventude Feminina como para a Juventude Masculina de Schoenstatt. Contaram também com o apoio da mesma equipe de jovens da Diocese de Frederico Westphalen, Ismael Fortuna, Larissa Lopes, Cassineli Borba e Wellington Hack e a assessora Ir. Glória Maria Melo. Um grupo de senhoras da cidade de Gravataí/RS dedicou-se generosamente como equipe de trabalho do retiro.
Jufem
Participaram do retiro da Juventude Feminina de Schoenstatt 12 novas jovens que já possuíam um amor especial a Maria. Segundo elas, foi uma grande alegria, neste Ano Mariano, participar de um retiro num Santuário Mariano e iniciá-lo no dia da festa da Anunciação do Senhor. Portanto, o SIM de Maria tornou-se o fio condutor que inspirou as palestras, testemunhos, vivências, rodas de conversa e Santa Missa. As jovens também perceberam o quanto esse sim continua a ressoar na história do mundo. E, inspiradas nele, também elas sentem que precisam dar sua resposta aos planos de Deus, por isso, o primeiro passo para isso foi aceitar participar dos encontros da Jufem, crescendo no mundo de Schoenstatt.
Jumas
Na manhã de domingo, quem se reuniu foi a Juventude Masculina de Schoenstatt para seu retiro. O objetivo principal era mostrar aos jovens um pouco da história do Movimento Apostólico de Schoenstatt e motivá-los a participarem dos encontros do Jumas. Um dos temas que mais chamou a atenção dos jovens foi sobre o que é o homem cristão e como ele deve se auto educar. Também foi apresentada a vida do Pe. Kentenich como modelo a ser seguido nas dificuldades da vida; e a história do Jumas no mundo e, em especial, no Rio Grande do Sul. Muitos participantes tiveram o contato com o Movimento pela primeira vez e saíram motivados a conhecer mais o carisma da Família de Schoenstatt. Ao todo participaram oito jovens, acompanhados pelos padres Maico Pezzi e Lucas Mendes.
Missões
Ainda na tarde de domingo, reuniram-se os representantes da Missão Jovem Universitária, para refletir sobre a vida dos heróis de Schoenstatt por meio de alguns jogos e da partilha sobre o exemplo de vida por eles deixado.
Gratos por mais estes corações juvenis que a Mãe de Deus atraiu ao seu Santuário, todos se sentiram enviados ao seu campo de apostolado, sob a proteção de Maria – Coração da Igreja.