Jovem de Schoenstatt vai representar o Cone Sul da Pastoral Juvenil.
O México recebeu, de braços abertos, o XIX Encontro Latino-americano dos Responsáveis da Pastoral Juvenil. O evento reuniu, de 13 a 18 de março, bispos, assessores e jovens das Comissões Nacionais dos países da América Latina e Caribe com o propósito de refletir e discernir sobre a atuação da Pastoral Juvenil e para dinamizar projetos que fortaleçam o protagonismo dos jovens, discípulos e missionários de Cristo, na formação de uma nova sociedade.
A delegação brasileira enviada ao evento era composta pelo bispo de Caxias/MA e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilsom Basso, o assessor da Comissão, Pe. Antônio Ramos do Prado, e os representantes das expressões juvenis Lucas Galhardo e Wellington Silva. A tarefa deles era apresentar e fazer uma retrospectiva da pastoral juvenil no Brasil, além de mostrar as ações realizadas no país à luz do documento Civilização do Amor, que propõe um caminho de evangelização no continente.
Schoenstatt para a Igreja
Durante o encontro, o representante das expressões juvenis na CNBB, Lucas Galhardo, que pertence a Juventude Masculina de Schoenstatt em Caieiras/SP, assumiu por dois anos a tarefa de secretário do Cone Sul, formado pela Pastoral Juvenil dos países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
A atual secretária do Cone Sul, até então, era a jovem uruguaia Marìa Eugenia Suarez. Os Encontros Latino-americanos de Responsáveis da Pastoral Juvenil são espaços de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação para aprofundar aspectos da proposta da Pastoral Juvenil na América Latina e no Caribe e definir linhas de ação comuns para o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Com informações de jovensconectados.org.br e pjlatinoamericana.org