Abre-se o ano de oração em família e para as famílias.
Attilio e Cláudia Ferraro – No último domingo, dia 26 de março, realizou-se o 12º Encontro de coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS) da Diocese de Taubaté/SP. O evento aconteceu na Basílica do Senhor Bom Jesus, em Tremembé/SP. O tema desse encontro foi: Ano Mariano e os desafios atuais das famílias. Estiveram presentes 340 participantes, os quais representaram 36 paróquias da Diocese.
A partir das seis horas da manhã, a equipe de cozinha já estava a postos para servir o café aos presentes. Os coordenadores paroquiais trouxeram mudas de árvores, que foram doadas à Paróquia Jesus Ressuscitado/Tremembé, e, também, cartazes que ilustravam pontos de êxitos e de desafios enfrentados na Campanha da Mãe Peregrina. Em seguida, os participantes dirigiram-se à Basílica do Senhor Bom Jesus; às 7h45min, rezaram o Santo Terço, conduzidos pelo Pe. Ricardo Luís Cassiano, assistente eclesiástico da CMPS na Diocese.
Às 8h30min deu-se início a Celebração Eucarística, a qual foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Wilson Luís Angotti Filho, e concelebrada pelos padres Ricardo Luís Cassiano, José Vicente e Marcos Crescêncio Sobrinho; também participou o Diácono Eliseu José dos Santos. Em sua homilia, Dom Wilson questionou sobre o olhar dos missionários ao mundo, se enxergam com os olhos de Jesus e como Ele ensinou, ou se enxergam a família, a política e a corrupção sob a ótica dos meios de comunicação e do mundo. Também acrescentou que se deve sempre pedir ao Espírito Santo: “Iluminai-nos Senhor em nossas decisões e conduzi-nos em nossas ações”.
É tempo de Maria
Após a Santa Missa, todos se dirigiram ao salão, onde aconteceram as palestras. Inicialmente, as cidades representadas foram acolhidas com suas bandeiras. Entre elas, Santo Antonio do Pinhal, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Tremembé, Caçapava, Pindamonhangaba, Natividade da Serra e Taubaté, todas do estado de São Paulo. Sob o Hino da Mãe Peregrina, os missionários acolheram a bandeira do Movimento Apostólico de Schoenstatt e a Imagem Auxiliar Diocesana. Também foram acolhidas as convidadas especiais do dia: a cantora Fátima Gabrielli e a Ir. M. Vilma Vassoler, ambas da Diocese de Bragança Paulista/SP.
Das 10h30min às 12 horas, foi a vez da Ir. M. Vilma apresentar o tema: O tempo de Maria e a proposta do ano de 2017 de rezar em família e pelas famílias. Fortalecendo e preparando, assim, os lares para os desafios dos tempos atuais.
Após o almoço, às 14 horas todos estavam a postos novamente para um sorteio de lembranças. Em seguida, o casal Agnaldo e Carmen Amador, coordenadores da Campanha na cidade de Tremembé, falaram sobre a importância de ter uma CMPS Infanto-Juvenil renovada, fortalecida e preparada para os tempos futuros. Então, representantes dessa modalidade da Campanha em Tremembé fizeram uma encenação com o tema: A origem do Santo Rosário.
Em seguida, Pe. Ricardo Luís Cassiano deu as orientações práticas sobre o projeto diocesano: Família em Oração. Ele explicou como os missionários da Mãe Peregrina, a partir da Palavra de Deus, podem ajudar a divulgar essa proposta de oração. Utilizou-se de um folheto explicativo que contem os três passos necessários para a ação: ler, partilhar e rezar.
Ao final do Encontro, a Ir. M. Vilma conduziu um momento de entrega das ofertas ao Capital de Graças. Depois disso, cada pessoa recebeu um papel que continha o nome de algum participante do encontro; o intuito era de que se rezasse pela pessoa cujo nome estava escrito no papel. Logo após, cantou-se a Consagração e, por fim, o Pe. Ricardo deu a benção final.
Todos partiram com o coração alegre e renovado, afinal, é Ano Mariano, é tempo de Maria.