Grupos masculinos de Schoenstatt são criados na cidade de Porto Amazonas.
Renata Orsato – Em 2014 e 2015, duas edições das Missões Familiares de Schoenstatt foram promovidas pelo Grupo Missionário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR, na cidade de Porto Amazonas/PR. A semente foi lançada e, ao longo desses dois anos, a árvore cresceu e começa a dar seus frutos.
No ano de 2014, iniciou-se na cidade o Terço dos Homens Mãe Rainha, que hoje conta com dez membros, os quais uma vez por semana se reúnem na Capela Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia Menino Jesus. Suas orações certamente contribuíram para que em setembro de 2015 fosse selada a Aliança de Amor do primeiro grupo porto-amazonense.
Dentre esses primeiros que selaram a Aliança na cidade, estava o jovem Robson Popoatzki, que após receber a visita dos missionários, em ambas as Missões, ouviu o chamado e decidiu se juntar à Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas). A partir daí, Robson começou a frequentar as reuniões do Jumas de Curitiba e o Terço dos Homens de Porto Amazonas, participou das Missões de 2016 e no Encontro Nacional do Jumas Brasil. “Durante este encontro, senti que a Mãe de Deus me preparou para formar um novo grupo, tive minha caminhada fortalecida através da vinculação ao Santuário. Conheci meninos do Jumas de outras cidades do Brasil, procurei saber como os seus ramos estavam organizados e me senti impulsionado a iniciar os preparativos”, confessou ele.
Nasce o Jumas em Porto Amazonas
Após o Encontro Nacional do Jumas, ainda vivendo sob todo seu ardor missionário, formou-se o primeiro grupo de Pioneiros de Schoenstatt na cidade, inicialmente com seis garotos, de 9 a 14 anos, que já possuem uma sala própria para as reuniões.
“Estou começando a frequentar as reuniões dos Pioneiros. Achei muito legal o encontro, nos divertimos, brincamos e rezamos. Espero que o grupo continue e não saia ninguém, que todos continuem firmes. Estou ansioso para tudo o que vem, que a gente consiga conquistar camisas, bandeiras e lenços, tenha mais encontros e acampamentos”, conta Pedro Minardi, de 14 anos, o primeiro a aceitar o convite.
Os outros integrantes são Gabriel Victor País Hatmann (11 anos), Josias Bach da Silva Jr. (13 anos), Lucas Silva Carneiro (9 anos), Thomas Nikolas Cardoso Esposito Ribeiro (12 anos) e Vinicius dos Santos Carneiro (11 anos). As reuniões iniciaram em 18 de fevereiro e seguem firmes até agora.
Robson pretende contribuir para que a Juventude Masculina de Porto Amazonas cresça e dê ainda mais frutos. “A perspectiva para o futuro é formar os meninos para que sejam multiplicadores, também começar a conquista da bandeira para fortalecer o ramo, promover acampamentos e tribunas de honra, sempre agregando mais membros”, finalizou.