“Esta é a missão que a Igreja lhes dá hoje”
O Papa Francisco participou da vigília de oração com os jovens no último sábado, 8 de abril, na Basílica de Santa Maria Maior, por ocasião da 32ª Jornada Mundial da Juventude celebrada, no Domingo de Ramos (09/04), em todas as dioceses do mundo.
Nessa ocasião, depois de reiterar a importância do Sínodo dos Bispos e da Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá no Panamá, o Santo Padre deu uma tarefa especial aos jovens: “conversar com os avós”. Assim disse o Papa Francisco:
“Esta é a tarefa que eu dou a vocês em nome da Igreja: conversar com os idosos. É algo enjoado, pois eles dizem sempre a mesma coisa! Não. Ouçam os idosos. Conversem. Façam perguntas. Façam com que eles sonhem. Depois, peguem aqueles sonhos e sigam em frente para profetizar e tornar concreta aquela profecia. Esta é a sua missão hoje. Esta é a missão que a Igreja lhes dá hoje.”
[…]
“O Papa, no Panamá, lhes perguntará: vocês conversaram com os idosos? Vocês pegaram os sonhos dos idosos e os transformaram em profecia concreta? Esta é a tarefa de vocês. Que o Senhor os abençoe. Rezem por mim, e nos preparemos juntos para o Sínodo e para o Panamá”.
Protagonistas
Emocionado com os testemunhos apresentados na vigília, o Papa Francisco deixou o discurso preparado de lado e falou espontaneamente:
“De Cracóvia ao Panamá, mas no meio está o Sínodo. Um Sínodo ao qual nenhum jovem deve se sentir excluído. Façamos um Sínodo para os jovens católicos, mas também para os jovens que pertencem às associações católicas. Assim é mais forte. Não. O Sínodo é o Sínodo ‘para’ e ‘de’ todos os jovens! Os jovens são os protagonistas. Mas também os jovens que se sentem agnósticos? Sim! Também os jovens que têm uma fé morna? Sim! Também os jovens que estão distantes da Igreja? Sim! Também os jovens que se sentem ateus? Sim! Este é o Sínodo dos jovens e todos nós queremos ouvi-los. Cada jovem tem algo a dizer aos outros, tem algo para dar aos adultos, aos sacerdotes, religiosas, bispos e ao Papa. Precisamos ouvi-los”.
Suas palavras contextualizam a consulta que a Igreja fará, em breve, entre os jovens do mundo todo: “No Sínodo, toda a Igreja quer escutar os jovens: que pensam, que sentem, que querem, que criticam e de que se arrependem. Tudo. A Igreja ainda precisa de mais primavera, e a primavera é a estação dos jovens”.
Com informações de Rádio Vaticano
Para ler o discurso do Papa na íntegra cesse: w2.vatican.va