Dom Lourenço pertence à Ordem de São Bento.
Karen Bueno – À luz da instituição do sacerdócio, na Quinta-Feira Santa um coração sacerdotal se consagra à Mãe e Rainha pela Aliança de Amor. No início do tríduo pascal, dia 13 de abril, o monge beneditino Dom Lourenço Palata Viola selou a Aliança de Amor no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, logo após a celebração da Instituição da Eucaristia.
Ao encerrar a primeira parte do tríduo, enquanto a adoração a Jesus Eucarístico seguia na capela da Comunidade de Oração, Dom Lourenço e as Irmãs de Maria de Schoenstatt desceram ao Santuário para a consagração. “Foi a Providência de Deus – ele conta. A Quinta-Feira Santa tem um sentido mais íntimo com o sacerdócio e essa ligação com a Virgem Maria – que é a grande Mãe dos Sacerdotes e também vive esse ministério de doação, pois o sacerdócio é uma doação –, e assim eu escolhi selar nesse dia. Mas não imaginava que seria nessa hora, que é a hora da vigília com Cristo no Getsêmani”.
A consagração é simples, mas solene. O silêncio acompanha grande parte do rito, interrompido apenas pelas preces e cantos. Antes de assinar o nome no Livro da Aliança e rezar a oração de consagração, Dom Lourenço ouviu trechos do Documento de Fundação de Schoenstatt, recordando as palavras ditas em 18 de outubro de 1914. Ele destaca, em seus agradecimentos, a expressão de Pedro no Monte Tabor: “Aqui é bom estar”, pois, diz ele, é bom estar no Santuário nesse momento tão especial, ali se vive o Tabor.
A proximidade do monge com o Movimento Apostólico de Schoenstatt já vem de algum tempo. Ele recorda que visitou o Santuário pela primeira vez quando chegou a São Paulo para começar seu caminho vocacional no mosteiro. “E, através disso, tive vários contatos com a Mãe e Rainha e com o Santuário”.
Logo que foi ordenado sacerdote, sua primeira Missa foi presidida no Santuário, também seu primeiro aniversário de sacerdócio foi celebrado ali. “Vários momentos da minha vida foram no Santuário. Quando fiquei sabendo que religiosos também poderiam selar a Aliança de Amor, eu pensei: ‘Por que não?’ A última vez que estive no Santuário, pregando retiro para os nossos noviços, as Irmãs me passaram o material para a Aliança”.
No caminho pascal de intensa oração, além da alegria pelo Cristo que se entrega e dá a vida para salvar a todos, esse é também um tempo de grande alegria por mais uma vocação sacerdotal que se confia os cuidados da MTA e se entrelaça na corrente de corações em Aliança. A Mãe de Deus acolhe as palavras e o compromisso de Dom Lourenço, como Educadora, e, a partir dessa consagração, se dedica em formar a figura de Cristo no monge que pertence ao Mosteiro de São Bento, em São Paulo/SP.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !!!!! VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA PODEROSA INTERCESSORA !!!!!!!!!!