220 jovens, 80 quilômetros e um amor que não há como calcular.
Lucas Campana – Pela 19ª vez a Semana Santa da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) do Paraná foi cheia de entrega e sacrifícios. A ‘Cruzada do Homem Novo’ não falha nenhum ano, desde 1999, e há alguns anos o número de meninos vem sempre aumentando. Na edição de 2017, com o lema “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim!”, cerca de 220 jovens tiveram a oportunidade de participar da Cruzada, que foi repleta de novidades. De pulseira à mudança na quilometragem (a equipe responsável recalculou a rota e chegaram ao número de 80 quilômetros, e não 72km como antes), esse, que é o maior evento do Jumas no regional, foi se tornando, dia após dia, mais especial.
Como manda a tradição, na Capela do Santuário de Schoenstatt de Londrina/PR, na noite do dia 12 de abril começou a espiritualidade que deu sustento para que todos acordassem às 5 horas, no dia seguinte, com ânimo para caminhar. Durante toda a Cruzada, com a liderança de uma equipe de espiritualidade, os momentos de maior reflexão remetiam sempre às sagradas escrituras e a todo o sofrimento que Cristo sentiu. Passando e se hospedando em Jataizinho/PR e Uraí/PR, os meninos fizeram muitas entregas e sacrifícios pessoais até a chegada em Cornélio Procópio/PR, no dia 15 de abril. A celebração do tríduo pascal foi vivenciada pelos meninos durante a caminhada, que celebraram o rito de Lava-Pés e da Instituição da Eucaristia em Jataizinho e a solenidade da Paixão e Morte do Senhor em Uraí.
A vigília pascal marca o encerramento da Cruzada, no Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio. A partir dali, os 220 meninos voltaram com o fogo de Cristo não só expresso na pulseira que continha o lema, mas mais ainda: dentro de seus corações.
Algumas emissoras locais de televisão acompanharam a Cruzada do Homem Novo. Clique e veja as reportagens:
RPC TV (Afiliada da TV Globo)
RIC TV (Afiliada da TV Record)