Cristo vive em nosso lar original.
Ir. M. Nilza Pereira da Silva / Karen Bueno – A celebração do tríduo pascal em Schoenstatt, Alemanha, recebeu peregrinos de vários países, incluindo algumas famílias brasileiras que, pelo número de pessoas, receberam uma saudação especial em português no início e final da vigília pascal. Alguns residem na Europa, outros viajaram especialmente para passar os dias santos junto ao Santuário Original.
“Passar a Páscoa em Schoenstatt é maravilhoso. A começar pela receptividade que sempre temos, com muito amor e carinho. A missa do sábado a noite, com o coral das Irmãs [de Maria] foi encantadora, um sentimento inexplicável, algo sobrenatural. Só temos a agradecer a Deus por termos esse privilégio e também por toda a dedicação das queridas Irmãs e Padres de Schoenstatt que lá estão, em especial aos brasileiros”, comenta a família Morais – Luciene, Sophia e Alexandre – naturais de Santo André/SP e que atualmente moram em Wolfsburg, na Alemanha.
As crianças são envolvidas em muitas partes da liturgia, de forma dinâmica e criativa. Na Sexta-Feira Santa havia cerca de 20 crianças acompanhando a solenidade da Paixão e Morte do Senhor e elas levavam ao altar muitos símbolos que representam esse dia, que recordam o sofrimento de Jesus: espinhos, pregos, velas… A cada momento novas peças eram conduzidas e colocadas ao lado do altar, junto da cruz. Para Roberta Miquilini e Rogerio Oliveira, de São Bernardo do Campo/SP, foi uma alegria ver os filhos envolvidos na liturgia. “Passar a Páscoa no Santuário é inexplicável. Chegamos na Quinta-Feira Santa e participamos de toda a adoração. Um momento marcante, sem palavras, algo muito lindo e tocante, tudo é divino em Schoenstatt”, ela conta.
No sábado à noite houve quatro celebrações da vigília de Páscoa realizadas durante a noite, em variados idiomas. A mais solene foi na Igreja da Adoração, presidida pelo Pe. Bern Biberger e concelebrada por mais sete sacerdotes. O coro das Irmãs de Maria deu o tom solene, cantando as partes fixas em inglês. A celebração começou às 20h30min e terminou às 23 horas, mesmo assim, no outro dia bem cedo, às 5h30min, muita gente estava de pé para participar da Santa Missa de Páscoa na Tenda dos Peregrinos.
No coração da Obra Internacional de Schoenstatt se vive a Páscoa, a alegria da ressurreição do Senhor que se derrama entre todos aqueles que têm o privilégio de experimentar as graças do Santuário Original nesse dia fundamental em que a vida vence a morte e Cristo renasce glorioso.