Rezando com a Mãe de Deus pela ‘casa comum’
Karen Bueno – À luz da Encíclica Laudato Si, o Terço dos Homens Mãe Rainha, de Belém/PA, realizou um ‘terço ecológico’ caminhando pelo Bosque Rodrigues Alves, na capital paraense. Os vários grupos se reuniram no último sábado, 22 de abril, caminhando por trilhas e entre árvores. O ato chama a atenção para o cuidado com a natureza e a vida. Vale notar a participação de meninos pequenos, que desde cedo rezam e interagem com os homens do Terço.
O Sr. Antônio Fiock conta: “Estamos na Amazônia, onde há predominância do verde! Temos aqui o maior bosque de árvores frondosas da cidade e muito frequentado pelo povo, porque fica em área central. Foi uma inspiração mariana que nos levou a pedir permissão à administração do local para andarmos pelas trilhas rezando”.
O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística num dos maiores coretos que existem no parque. Recordando as palavras do Papa Francisco em sua Encíclica: “Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus. A história da própria amizade com Deus desenrola-se sempre num espaço geográfico que se torna um sinal muito pessoal, e cada um de nós guarda na memória lugares cuja lembrança nos faz muito bem. […] Essa contemplação da criação permite-nos descobrir qualquer ensinamento que Deus nos quer transmitir através de cada coisa, porque, para o crente, contemplar a criação significa também escutar uma mensagem, ouvir uma voz paradoxal e silenciosa. Podemos afirmar que, ao lado da revelação propriamente dita, contida nas Sagradas Escrituras, há uma manifestação divina no despontar do sol e no cair da noite. Prestando atenção a esta manifestação, o ser humano aprende a reconhecer-se a si mesmo na relação com as outras criaturas: Eu expresso-me exprimindo o mundo; exploro a minha sacralidade decifrando a do mundo” (Laudato si’ 84-85).