Encontro para sacerdotes no Ano Mariano.
Karen Bueno – Um grupo de nove sacerdotes, de diversas dioceses, se reuniu nos dias 25 e 26 de abril para conhecer mais de perto o Movimento Apostólico de Schoenstatt e sua espiritualidade. O encontro aconteceu no Santuário de Atibaia/SP, com o tema “Meu sacerdócio sob o olhar de Maria”. À luz desse mesmo tema, Pe. Afonso Wosny, Padre de Schoenstatt e diretor regional do Movimento, falou sobre o sacerdócio confiado e apoiado no olhar da Mãe de Deus; ele tratou das dimensões da vida sacerdotal – dimensão pastoral, espiritual, etc. – na perspectiva do abrigo e cuidado mariano.
Pe. Joaquim Porto, da Diocese de Uberlândia/MG, conta que conheceu o Santuário Original, na Alemanha, e gostaria de descobrir mais sobre Schoenstatt: “Na minha paróquia tem a Campanha da Mãe Peregrina, com pessoas muito animadas, empolgadas, enfim, entusiasmadas com esse Movimento da Mãe e Rainha. Então eu vim também para ajudá-las no dia a dia, conhecendo mais a espiritualidade, se fortalecendo”. Seu interesse vai ainda além, tendo em vista que é assessor da Pastoral Familiar na diocese: “A gente sempre aborda o papel de Maria, de Maria como pedagoga – como dizia o Papa Emérito Bento quando esteve em Aparecida. Maria é uma escola e, portanto, devemos estar nessa escola. Então, seja qual título ela recebe, é sempre importante ver a história daquele título, como é o caso da Mãe e Rainha, a gente conhecer para amar e divulgar, porque por trás de toda devoção tem uma imagem única, que é Maria, Mãe de Deus”.
Sobre o encontro, Pe. Marcelo Curto, da Diocese de Piracicaba/SP, conta: “Penso que traz um crescimento do ideal, do apostolado, no sentido da evangelização, da divulgação. Isso tem me ajudado muito pessoalmente e agora no sentido de estar próximo também do Movimento”.
Dentro da programação, os sacerdotes são apresentados mais profundamente à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS), conhecendo um pouco mais sobre a pastoral que o Servo de Deus João Luiz Pozzobon realizava, qual era seu foco de interesse, seu objetivo – que continua sendo o objetivo da Campanha atualmente, ou seja, as famílias, trabalhar e salvar as famílias. Ir. M. Gislaine Lourenço, assessora regional da CMPS, conta: “O objetivo do encontro é levar esses sacerdotes que trabalham conosco, seja por meio da Campanha da Mãe Peregrina ou nas paróquias, a se aprofundarem na nossa espiritualidade de Schoenstatt”.
É importante participar desse encontro, diz o Pe. Rafael Carmo Azevedo, da Diocese de Bragança Paulista/SP, pois “dentro da espiritualidade mariana a gente vai conhecendo o caminho de Maria, o projeto, que segue a Jesus Cristo. Aprendemos que há não só a peregrinação da imagem da Mãe, mas também de outros movimentos [ramos] em torno de Schoenstatt. É muito importante a gente ter esse trabalho, principalmente a confiança e o apoio no caminho de Maria para seguir Jesus”.