As famílias se despertam na alegria do amor
Carla Queiróz e Pedro Diniz – De 21 a 23 de abril, aconteceu o Encontro de Dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt do regional Paraná, no Santuário de Schoenstatt Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio/PR. Participaram 20 casais, provenientes do estado do Paraná: Maringá, Sarandi, Londrina, Ibiporã, Guarapuava, Curitiba, Rio Negro, Jacarezinho; e outros do estado de São Paulo que, por proximidade geográfica, também estão integrados ao regional Paraná: Santa Cruz do Rio Pardo, Assis e São Manoel.
O encontro iniciou-se na noite do dia 21 de abril, com a oração de abertura no Santuário, seguida pelo jantar. No sábado pela manhã, os casais ouviram a palestra proferida pelo Pe. Ivan Simicic, diretor regional do Movimento Apostólico de Schoenstatt e assessor da Liga de Famílias no Paraná, sobre ‘o Ano Mariano Nacional vivido na força da Aliança de Amor’. Pe. Ivan ressaltou que Schoenstatt possui mais que uma devoção mariana. “Maria é verdadeiramente nosso caminho, porque temos uma espiritualidade mariana pautada em sua bi-unidade com Cristo e em nossa Aliança de Amor”.
Foram realizados, ainda, trabalhos em grupo para discutir e aprofundar a visão do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, sobre Maria, analisando seus textos.
O casal do Instituto de Famílias de Schoenstatt Alberto e Terezinha Gomig, assessores da Liga de Famílias em Maringá e em Guarapuava, trouxe o tema de Ideal Tabor à luz de Amoris Laetitia, a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o amor na família. Em seguida, realizaram trabalhos em grupo para associar as virtudes contidas no documento e que são necessárias para aumentar os três amores do dirigente: o amor a quem deu a missão (o Pai e Fundador), o amor à causa (Schoenstatt) e o amor aos que lhes são confiados.
Após Santa Missa e o jantar, participaram de uma vivência preparada pela Família de Schoenstatt de Jacarezinho sobre o Ideal Nacional da Liga de Famílias e a sua aplicação: Hino, Oração e Símbolo. Como casais, puderam aprofundar no que consiste ser Santuário vivo de Schoenstatt. Essa vivência teve sua culminância no Santuário, onde cada casal recebeu uma lamparina acesa com o símbolo da Liga de Famílias, recordando a missão dos casais em irradiar a luz de Cristo e do matrimônio cristão, desejado por Deus, ao tempo atual.
No domingo, dia 23, Ir. M. Patrícia F. Lemes, assessora regional da Liga de Famílias no Paraná, recordou a história da Obra Familiar de Schoenstatt neste ano de jubileu, com uma palestra sobre os 75 anos da Fundação da Obra das Famílias: recordar, renovar e projetar. O trabalho dos grupos envolveu o diálogo e as propostas de ação nessa perspectiva.
Além dos assessores que aplicaram os temas, participaram também a Sra. Lucia Ferreira da Silva, Senhora de Schoenstatt e assessora local de Ibiporã, e Ir. M. Doralice de Souza, assessora da Liga de Famílias em Curitiba.
Os ecos do encontro foram muito positivos. Júlio e Jucélia Romagnolli, de Londrina, afirmam: “Para nós, esse encontro foi renovador. Despertou-nos mais ainda a paixão por Schoenstatt!” Basílio e Jaqueline Sagan, de Guarapuava, também partilham suas impressões: “O encontro deu-nos uma injeção de ânimo em nossa missão como dirigentes da Liga de Famílias”.
“Este encontro foi uma renovação de nossa Aliança e despertou o conhecimento de uma Obra tão rica que é Schoenstatt. Uma injeção de ânimo para partirmos em missão e trabalhar em nosso local com a Liga de Famílias!”, dizem Antônio Cezar e Sandra Zacarias, de Rio Negro.
Impulsionados pelo lema do jubileu, “Família, Despertai na Alegria da Aliança de Amor”, foram enfim enviados em missão.