Sob o olhar da Padroeira
Karen Bueno – Inicia neste sábado e segue até domingo, 29 e 30 de abril, a Romaria Nacional da Juventude no Santuário Nacional de Aparecida/SP. A Juventude Apostólica de Schoenstatt, Jumas e Jufem, participa com representações de várias cidades e celebra com os jovens de todo país o jubileu dos 300 anos da padroeira, a Mãe Aparecida.
Lucas Galhardo é do Jumas de Caieiras/SP e atualmente representa os Movimento Eclesiais na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Ele diz que a participação de Schoenstatt nessa romaria “é a presença do Movimento junto à Igreja do Brasil, em comunhão com todos os outros carismas que a compõe. É estar aberto para viver em unidade. É protagonismo”.
A programação desse encontro é intensa, com vigília durante toda a madrugada, oração do Terço e Adoração ao Santíssimo. Os jovens ainda participam da Santa Missa com os bispos do Brasil, reunidos em Aparecida para sua 55ª Assembleia Geral.
A romaria inclui tendas de formação para as expressões juvenis, que engloba movimentos, novas comunidades, congregações e Pastorais da Juventude (PJs). Nessas tendas os jovens acompanharão as catequeses preparadas pelos Bispos, junto com momentos de animação, apresentações teatrais, música, dança e outras atividades.
A Romaria Nacional é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) e neste ano traz como tema: “Maria e a Doutrina Social da Igreja”.