Algumas reflexões sobre o “Confio…” podem te ajudar.
Karen Bueno – Alguns aprendem desde pequenos, outros um pouco mais jovens, tem aqueles que descobrem já com mais idade… em algum momento, cedo ou tarde, as pessoas que entram em contato com o Movimento Apostólico de Schoenstatt começam a rezar: “Confio em teu poder e em tua bondade, em ti confio com filialidade. Confio cegamente em toda situação, Mãe, no teu Filho e na tua proteção”.
A Oração da Confiança, escrita pelo Pe. José Kentenich, é parte da vida de todo schoenstattiano; são linhas que traduzem, de maneira singela e objetiva, grandes pilares da espiritualidade de toda uma Obra Internacional: é expressão da confiança heroica de que a Mãe e Rainha cuida dos seus em qualquer situação.
Mesmo sendo curta e direta – justamente por isso – essa oração guarda, discretamente, profundas mensagens em sua composição. Podem até passar despercebidas, mas palavras como ‘poder’, ‘bondade’, ‘filialidade’, ‘cegamente’… têm um sentido amplo e prático para a vida diária, são um presente e um desafio para aqueles que a rezam.
Para ajudar a descobrir e compreender essas palavras essenciais, a Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt lança a novena “Aprendendo a Confiar – Reflexões sobre a Oração da Confiança”. Cada trecho dessa prece corresponde a um dia da novena.
“Caminhar pela vida numa atitude de confiança é quase um milagre! Não é fácil confiar nas pessoas, quando a razão quase não encontra motivos; às vezes também é difícil acreditar que podemos depositar toda nossa confiança em Deus Pai, na Mãe de Deus e nos santos, pois ficamos presos aos próprios cálculos. A virtude da confiança nos confere um modo de viver alegre, seguro, com serenidade, mesmo enfrentando as maiores dificuldades”, escreve Ir. M. Teresila Prates, responsável pelas reflexões da novena. Ela acrescenta: “O Pe. Kentenich tem muito a nos ensinar. Ele era uma personalidade vitoriosa, fruto de uma confiança inabalável na Mãe de Deus. Ele nunca duvidou do seu poder e estava convicto de que ela cuida perfeitamente de tudo”.
No intuito de ajudar a crescer no amor e na confiança em Deus e na Mãe Três Vezes Admirável, a novena traz frases do Pai e Fundador, do Papa Francisco e também exemplos concretos sobre o tema da confiança. O livro serve a todos: aos que desejam conhecer melhor a oração, aos que querem crescer na confiança interior, para aqueles que desejam aprender sobre o tema, para estar mais próximo do Bom Deus e da Mãe e Rainha.
“Que espera a Mãe de Deus hoje de nós? Um crescimento infindo de nossa confiança” (Pe. José Kentenich)
Livro:
Novena Aprendendo a Confiar
Central Nacional de Assessores
18 x 11,5 cm, brochura, 72 páginas
Disponível nos Santuários e Centros do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil: clique para ver os contatos