“Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?”
Karen Bueno – A Família de Schoenstatt vive mais uma etapa importante rumo à conquista do 23º Santuário Filial de Schoenstatt no Brasil: o lançamento da Pedra Fundamental do novo Santuário em Caieiras/SP. A manhã desse sábado, 6 de maio, foi mais que uma ocasião de encontro, foi um momento de muita alegria e de profunda gratidão à Mãe de Deus, que se mostra Vencedora em todas as etapas da conquista.
A Santa Missa solene foi presidida pelo Pe. Antonio Medrado da Silva Júnior, vigário da Paróquia Santo Antônio, de Caieiras, e concelebrada por Pe. Pedro Grimaldo e Pe. Tiago Rodrigues, da Diocese de Bragança Paulista/SP, também por Pe. Ottomar Schneider, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.
Pe. Antonio diz que o Santuário “já é uma bênção” e questiona: “Depois de tantos anos, faltam só quatro meses. Vocês já pararam para pensar sobre isso? Toda a caminhada que vocês fizeram, trabalharam…”.
Ressaltando a fidelidade da Família de Schoenstatt de Caieiras, ele comenta: “Eu tenho certeza de que se falassem: ‘Olha, vai ter que derrubar tudo e construir de novo’, vocês permaneceriam fiéis e lutariam, como há 30 anos estão nessa caminhada para construir esse Santuário”.
A chuva que caia insistentemente na véspera da celebração era pequena se comparada ao grande amor e anseio por esse momento. Sobre isso, Pe. Antonio comenta: “Mesmo que fosse para celebrar no barro ou na chuva, eu tenho certeza de que você viria. Sabe por quê? Porque você tem pertença a este lugar. Dizemos que árvore boa nós conhecemos pelos frutos. E os frutos daqui a gente conhece”.
Voltando as palavras à Juventude Apostólica de Schoenstatt, o presidente da celebração indica: “Vocês são responsáveis em dar continuidade ao joelho no chão desse povo”. E diz ainda: “O que eu gostaria de falar para o pessoal que está aqui desde o início é: Fiquem tranquilos! Você que rezou desde 1975, desde 1980, desde 1990: Fique tranquilo. Sabem por quê? Porque a continuação da Obra está aqui, são as crianças, são os jovens. Tenham confiança de que eles darão conta. Eles já dão conta”.
Para concluir, Pe. Antônio diz que esse é um dia para agradecer. “O Santuário é missão. Mais do que construir este Santuário, é construir um Santuários nas casas. Que daqui a quatro meses, após o fim da construção do Santuário, vocês possam sair em missão para anunciar a todas as pessoas a obra de Deus. E quando precisar voltar para o porto seguro, para o colo, para a casa materna, aí eu venho para cá, e aí ela vai cuidar da gente, dar remédio e sempre apontar ao Cristo. Quando nós falamos e anunciamos sobre a bênção [do Santuário], quando rezamos sobre ela, ela sempre nos apresenta o Cristo. Que possamos ser também estes, que sempre apresentam o Cristo para o mundo”.
Fundamentos
Em seguida da homilia, a presidente da Associação Indivisa Christi, Sra. Luverci Rossatti Duval, leu a Ata de Fundação do Santuário, marcada pelo compromisso da Família de Schoenstatt em construir, manter e viver por esse novo Centro: Fidelidade por fidelidade. Ao final, as autoridades civis presentes e os representantes das comunidades de Schoenstatt assinaram o documento, que foi colocado numa capsula e seria guardado, mais tarde, no interior da Pedra Fundamental do Santuário.
No final da celebração, seguiu-se a procissão até o Santuário em construção, que tinha em si um pano branco a cobrir a pedra fundamental. Pe. Ottomar Schneider foi quem descerrou o pano e expôs a placa com a inscrição: Ano Mariano 2017 – Santuário Para a Igreja / Fidelidade por fidelidade.
A capsula foi depositada ali, com aplausos e o compromisso de todos em serem fiéis a Aliança de Amor. As palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ditas há 70 anos no lançamento da Pedra Fundamental do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt no Brasil, em Santa Maria/RS, foram um desafio à geração atual: “É a Mãe de Deus que quer se estabelecer dentro de pouco tempo neste lugarzinho. Ela quer que lhe construam aqui um pequeno Santuário. Olhai os planos de construção: pequeno como um quartinho! E, a partir deste lugar, ela quer educar um povo à verdadeira liberdade, para a luta do tempo atual, para a salvação da ordem social cristã […] E agora, a Mãe de Deus, como Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, quer iniciar aqui sua marcha de vitória. Por isso escolheu esse pedacinho do mundo, para iniciar, a partir daqui, a marcha de vitória! Agora, preciso perguntar mais uma vez: esse fato entrará na história do povo brasileiro como um grande acontecimento?”
(7 de setembro de 1947)
A bênção e consagração do novo Santuário será celebrada no dia 17 de setembro de 2017, às 10 horas. Todos são convidados para esse momento de graças e devem avisar com antecedência o interesse de participar e o meio de transporte que chegarão até o Santuário: Clique para mais informações.
1 comentário