Jaraguá vive as graças do Ano Mariano.
Sueli Vilarinho – O Santuário do Jaraguá, em São Paulo/SP, realizou no domingo, dia 7 de maio de 2017, sua tradicional festa “Um dia na Casa de Maria”, sob o lema: Maria, lança tuas redes e transforma nossa família. Participaram os Padres de Schoenstatt: Pe. Severino Lima Araujo, Pe. Ottomar Schneider, Pe. Afonso Wosny Filho e Pe. José Fernando Bonini – este último sendo o atual reitor do Santuário – em duas missas na parte da manhã e da tarde. Durante o dia, aproximadamente 2300 peregrinos se fizeram presentes e também houve a participação das Irmãs de Maria da Província de Atibaia e das Senhoras de Schoenstatt.
A Missa das 9 horas contou com os participantes da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que peregrinaram para o Santuário com a motivação do Pe. Severino, seu pároco.
O dia foi intenso, com o Ofício de Nossa Senhora para iniciar a espiritualidade na Casa da Mãe de Deus. Após a Santa Missa, o Santíssimo ficou exposto e uma adoração transcorreu pelo dia, com momentos intensos de oração e reflexão.
Na hora do almoço, o grupo de música “Banda Sentinelas” alegrou a festa. Logo após, o grupo do Terço dos Homens Mãe Rainha conduziu o Terço em família, onde todos puderam participar.
Um teatro com o título “Maria, lança tua rede e transforma nossas famílias” foi encenado pelos casais e jovens da Família de Schoenstatt do Jaraguá, momento de alegria e vinculação à Mãe e Rainha; muitos peregrinos se emocionaram com a alegria dos jovens cantando a Oração de Franz Reinch.
Durante o dia, alguns ‘personagens’ conhecidos no Movimento Apostólico de Schoenstatt andavam pelo Santuário, como o Sevo de Deus João Luiz Pozzobon, Nossa Senhora e o Pe. José Kentenich – esses voluntários, caracterizados, incentivavam os peregrinos a visitarem o Santuário e a levarem suas contribuições ao Capital de Graças na talha.
O reitor do Santuário, Pe. José Fernando Bonini, em sua homilia saudou a todos neste domingo do Bom Pastor e pediu que se sentissem como ovelhas queridas por Deus, para que sejam bons pastores com os que estão próximos, por meio de alguma atitude concreta. Nesse sentido, também deixar-se transformar pela querida Mãe, deixar-se educar por ela.
“Que essa graça do Santuário esteja sempre presente em nossas famílias”, conclui o reitor.
Em comemoração ao Ano Mariano, as imagens de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora de Fátima permaneceram presentes em toda festa. Ao final da Missa das 16 horas, crianças vestidas como “Marias” – cada uma remetendo a um título de Nossa Senhora –, juntamente com as Irmãs de Maria, fizeram a coroação da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt como Rainha das Famílias.
Nesse dia também houve barracas com alimentos e bebidas para acolher os peregrinos. Para isso, voluntariamente os participantes de todos os ramos do Movimento de Schoenstatt do Jaraguá se organizaram para atender a todos com alegria e carinho, como forma de expressar o acolhimento e expressar: Aqui é bom estar!
Colaborar nesse dia, viver com os peregrinos a verdadeira missão de Schoenstatt, na alegria de receber todos na casa da Mãe, fortalece a Família do Jaraguá que, unidos, são frutos da Aliança de Amor e do compromisso com a Obra de Schoenstatt.