“A Mãe de Deus, nossa Rainha da Aliança, nos protegerá, nos ajudará e nos abençoará!” (Pe. José Kentenich, 05 de maio de 1947, Santa Cruz do Sul).
Ir. M. Olindina Margot – Recordando os 70 anos da visita do Pe. José Kentenich a Santa Cruz do Sul/RS, a Família de Schoenstatt local homenageou seu Fundador com a inauguração de uma estátua sua junto ao Santuário Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam. Foram dois anos de conquista material e espiritual, que culminaram no domingo, 7 de maio.
Integrantes dos dez ramos do Movimento de Schoenstatt presentes na Diocese, juntamente com devotos da MTA e do Pe. Kentenich, iniciaram a cerimônia saudando Maria, neste mês de maio, com a oração do terço em frente ao Santuário. A cada dezena foi lido um ‘mosaico’, uma pequena passagem sobre a vida do Pe. Kentenich. Cada família recebeu um terço bento com uma lembrança do dia e foi convidada a rezar e presentear este terço para outra família.
Seguiu-se o momento da entrega de 70 rosas, recordando os anos da visita do Pai. Cada ramo rezou sua oração de entrega espiritual e conquista da imagem, oferecendo suas rosas, expressão do empenho em pedir e escrever graças alcançadas por intercessão do Pai e Fundador e todas as contribuições para o Capital de Graças para esse dia. Aos poucos, formou-se um grande buquê de rosas vermelhas que, no final, foi entregue ao Fundador.
Os presentes voltaram-se então à imagem do Pe. Kentenich, que estava coberta, e deu-se o grande momento do descerramento, com palmas, aleluia de Handel e fogos. Foi um momento de alegria, lágrimas e gratidão. “Este é um grande momento histórico: o Pai e Fundador está agora ainda mais presente entre nós” e “assim como escrevemos nossos nomes e colocamos nos fundamentos de sua estátua estaremos sempre juntos como Pai e filhos!”, expressaram algumas pessoas.
Após a bênção solene formou-se uma grande fila quando cada pessoa pôde saudar o Pai e Fundador, apertando-lhe a mão, dando-lhe as boas vindas e fazendo seu momento de encontro pessoal com ele. Criou-se assim, ao seu redor, um clima familiar muito bonito e profundo.
Aos poucos todos se dirigiram ao salão onde aconteceu a celebração eucarística e logo após um coquetel festivo.