A Mãe toma posse nos lares.
Ir. M. Angela Zam – No ano jubilar dos 75 anos da fundação da Obra Familiar de Schoenstatt e no caminho dos 70 anos da Carta de Santa Maria, a Obra das Famílias ficou mais enriquecida em Santa Maria/RS com a instituição de oito Santuários Lares, de dois grupos da Liga de Famílias.
O grupo ‘Centenário da Aliança’, que selou sua Aliança de Amor em 2014, e o grupo ‘Nos Braços da Mãe Rainha’, que fez sua Aliança de Amor em 2015, com os símbolos do Santuário Lar, uniram-se na celebração da Missa no sábado, dia 6 de maio, às 15h30min, no Santuário Tabor. Após a Missa o grupo ‘Nos Braços da Mãe Rainha’ partiu do Santuário em peregrinação a cada lar, onde aconteceu então a entronização, de forma muito especial e criativa. Pe. Clodoaldo Kamimura abençoou cada casa, que agora se transformava em pequeno Santuário vivo.
No domingo pela manhã foi a vez do grupo ‘Centenário da Aliança’ partir do Santuário e peregrinar em cada lar, onde novamente puderam vivenciar momentos de graças e muita alegria espiritual e familiar.
Era lindo observar como cada família incluía os filhos, pequenos e grandes, na conquista do Santuário Lar. Também foi belo contemplar com que carinho escolheram o local, organizaram a casa, limparam o pátio… Da flor à vela, do móvel rústico ao moderno, tudo com muito gosto e criatividade. Todos os Santuários Lares, sem exceção, foram expressão de um profundo vínculo e amor ao Santuário e uma compreensão profunda da vida de Aliança de Amor.
As palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, na Carta de Santa Maria se faziam ecoar sempre mais entre todos, especialmente neste Ano Mariano: “Levem a imagem da Mãe de Deus e lhe deem um lugar de honra em seus lares. Assim estes se transformarão em pequenos santuários, nos quais a imagem de graças atuará eficazmente, criando uma terra santa na família e formando santos membros da família”.