O altar está a sua espera
Ir. M. Nilza Pereira da Silva – Estar em Schoenstatt é ter o contato com a Família schoenstattiana de todo o mundo. Realmente, o Santuário Original é a Casa da Mãe, na qual todos os filhos são acolhidos e encontram um lar. Se no Brasil nós temos 22 Santuários de Schoenstatt – o 23º está quase com o telhado – há Famílias de Schoenstatt que para chegar ao Santuário mais próximo precisam atravessar os limites de vários países, muitas vezes em situações bem complicadas, ou viajar cerca de 7 horas em avião. Estamos falando da Família de Schoenstatt de São Petersburgo, na Rússia.
Caminho de ousadias e de bênçãos
Há 25 anos, Schoenstatt chegou a Moscou, com duas Irmãs de Maria, cuja tarefa era abrir caminhos para que muitos russos encontrassem a Mãe e Rainha de Schoenstatt e se deixassem formar em sua escola, o Santuário. Como todo início, ainda mais em um local como esse, elas encontraram muitas dificuldades e ao mesmo tempo muitos sinais de que este era o desejo da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt: estender sua fonte de graças até o coração da Rússia.
Atualmente são quatro Irmãs que atuam ali: “duas em Moscou e duas em Aleksandrovskaya, perto de São Petersburgo.” No ano passado elas celebraram o jubileu de 25 anos da chegada de Schoenstatt nesse país: “Fomos até a Praça Vermelha em Moscou, para agradecer pela possibilidade de vir à Rússia e pela coragem de nossa Direção Provincial da época. Esta foi uma grande ousadia enviar as primeiras Irmãs a este país ateísta e assolado pelo comunismo. Pudemos reconhecer claramente a direção da Divina Providência que nos protegeu, em todas as situações de insegurança”, contam elas.
A Família de Schoenstatt é crescente na Rússia, a Mãe Peregrina visita as famílias, levando as graças do Santuário, alguns selaram a Aliança de Amor e também já peregrinaram ao Santuário Original.
Ela escolheu o coração da Rússia
A celebração jubilar da Família de Schoenstatt teve dois pontos altos: em 16 de outubro de 2016, foi a Santa Missa, na Catedral de Moscou: “Durante esta Santa Missa, os coordenadores da Mãe Peregrina renovaram sua consagração e foram enviados novamente. Após a celebração da Eucaristia, em uma alegre convivência, alguns deram seus testemunhos, que nos fizeram reconhecer o atuar de Deus. Ouvimos também palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, sobre a marcha de triunfos da Mãe de Deus no Leste europeu. Tudo isso nos demonstrou a importância da MTA para o povo russo. Ela é quem precede a Cristo e abre os corações para Cristo.”
As festividades continuaram na cidade de Aleksandrovskaya, junto à Puschkin, uma cidade histórica perto de São Petersburgo. O ponto alto das festividades foi a bênção e inauguração da capela na casa das Irmãs de Maria que, nesse dia jubilar, recebeu um altar original para o futuro Santuário, que desde 1995, foi feito na Polônia, para um futuro Santuário de Schoenstatt na Rússia. A Família de Schoenstatt se alegra e as Irmãs narram: Este altar foi feito na Polônia, em 1995, “e esperou longamente por ‘sua hora” de poder ser trazido para Rússia e encontrar o seu lugar. Agora chegou esta hora. Muitas pessoas generosas ajudaram para que o altar pudesse ser instalado em nossa casa, em Aleksandovskaya.”
No dia da Aliança, em 18 de outubro, 102º aniversário da Aliança de Amor, o Arcebispo de Moscou, Dom Paulo Pezzi, oficiou a inauguração da capela e abençoou o altar do Santuário. “Nesta liturgia festiva, agradecemos por todos os que nos anos passados deram sua vida pela Rússia e por todos os benfeitores que, em tão rica medida, nos ajudaram com seus dons e com seu apoio, enfim, por todas as contribuições oferecidas ao Capital de Graças.” Entre os convidados para a bênção desse altar, estavam também representantes da Igreja Ortodoxa-Russa.
Cheios de confiança e com o pedido de nossas orações
Portanto, o primeiro Santuário de Schoenstatt na Rússia está a caminho. “Agora a Família de Schoenstatt, com nosso Pai e com a MTA, vamos cheios de confiança rumo ao futuro”, completam as Irmãs. Ao saber que essas informações seriam publicadas no site oficial da Família de Schoenstatt no Brasil, elas pedem que a Família de Schoenstatt brasileira reze muito pela Família de Schoenstatt na Rússia, pois todos precisam muito.
Clique aqui e veja alguns endereços da Família de Schoenstatt na Rússia
Rezemos por eles: “Confio em teu poder e em tua bondade…”
1 comentário