Dom João Francisco Salm preside a Santa Missa nesse dia de celebração
Ir. M. Vera Debald – A Festa na Ermida da Mãe e Rainha, em Imaruí/SC, foi uma verdadeira homenagem de amor e gratidão dos fiéis devotos da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Imaruí é um lugar pitoresco, no sopé dos montes da região da Lagoa de Imaruí, com um povo muito fervoroso, de coração forte e doado às causas da Igreja e de Schoenstatt.
O dia da festa, sempre comemorado no primeiro domingo de maio – dia 7, neste ano –, começa cedo, antes do raiar do sol, com muitos foguetes e o Terço no alto falante, às 6 horas, conduzido pelo Terço dos Homens.
Alegria e muita fé estão estampadas nos rostos de quem corre a preparar tudo para a chegada dos peregrinos, vindos de diversas cidades de Santa Catarina: uma mesa enorme com muitos quitutes, bolos e café.
Após a Missa na Matriz de Imaruí, Paróquia São João Batista, sai o cortejo de carros rumo à localidade de Figueira Grande, onde se encontra a Ermida e a igreja dedicada à Mãe Três Vezes Admirável. Um grupo grande de peregrinos aguarda próximo ao local para dar continuidade ao cortejo a pé, conduzido pela Banda Municipal da cidade.
A imagem de Nossa Senhora é descida do carro e carregada nos ombros até a capela. Alguns anjinhos a acompanham, também uma pequena menina representando a “Mãe e Rainha”. Tudo se torna muito festivo ao som da banda. Diante dos salões, os festeiros e todos os que estão trabalhando saúdam a grande Rainha Peregrina que está passando. Ao chegar mais próxima da igreja, a imagem é acolhida com uma explosão de alegria pelos foguetes e cânticos que ressoam. Dom João Francisco Salm, bispo diocesano de Tubarão/SC, já está à espera, juntamente com o novo pároco, Pe. Valdeci Cardoso Vieira, com ministros e coroinhas.
Dom João acolhe a todos com muita alegria na casa da Mãe e apresenta o novo pároco. Na homilia lembra que todos devem ser como o Bom Pastor: como pais, mães, jovens, ministros, padres e consagrados. Como Maria foi ao encontro de sua prima e ajudou a cuidar dela, é dever de todos também cuidar uns dos outros.
Após a Santa Missa, Pe. Valdeci presidiu a adoração ao Santíssimo e em seguida do almoço, às 13h30min, o Terço dos Homens da Comunidade São Tomás de Aquino, de Imaruí, motiva a todos, pelos cantos, a rezarem com alegria e fé. Por fim, Ir. M. Vera Debald, assessora em Santa Catarina, conduz uma reflexão sobre a maternidade de Maria.
No encerramento da festa acontece o envio dos missionários, com a bênção e palavras de estímulo de Pe. Valdeci.