Juntas, celebrando o jubileu de Fátima.
Maura Regina Santana de Jesus – O Santuário Tabor da Esperança, em Brasília/DF, amanheceu em festa nesse 13 de maio de 2017. Das 9 às 13 horas, as mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt participaram de um encontro de formação sobre o ‘Estilo de Vida Mariano’.
O encontro começou com a adoração ao Santíssimo. Jesus foi adorado, em gratidão, especialmente porque presenteou Maria como Mãe da humanidade. Em seguida, as mães participaram de um retiro, introduzido com uma palestra dada pela assessora da Liga das Mães em Brasília, Ir. M. Clades Schwengber, cujo tema era “Torna-nos semelhantes à tua imagem…” (Rumo ao Céu, 609). O principal objetivo da palestra era estabelecer a relação entre o amor à Maria e o cultivo das virtudes marianas. Ir. M. Clades destacou que só se ama a quem se conhece, portanto, é necessária a prática da leitura de textos marianos e a busca constante de se espelhar em Maria – isso leva, com a graça oriunda de Deus, a ser semelhante a Ela.
Dando continuidade ao encontro, as participantes fizeram um retiro silencioso e reflexivo, tendo oportunidade de dialogar com a Mãe de Deus por meio da oração e da reflexão sobre a atuação de Maria, relatada na Sagrada Escritura.
Do início ao fim do retiro, as mães imploravam a graça à MTA: “Torna-nos semelhantes à tua imagem. Como tu, passemos pela vida fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo”(RC 609).
Após o encontro, todas recepcionaram com muita alegria a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Os lenços brancos, as rosas vermelhas e o som de muitos fogos de artifício foram os elementos usados para abrilhantar e externizar o sentimento que traziam no coração na acolhida da imagem. Nossa Senhora de Fátima foi louvada no interior do Santuário com um Terço conduzido pelas mães da Liga.
Durante a tarde toda, a alegria reinou no Tabor. O Festival de Crepes, com sorteio de prêmios, deu oportunidade às mães de momentos de entretenimento.
Ao findar o dia, às 18 horas, em frente ao Santuário, todas participaram da Santa Missa em homenagem ao Dia das Mães, que iniciou com a entrada solene da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas mãos do capelão do Santuário, Pe. Adilson Costa, em comemoração ao centenário das aparições.
As mães finalizaram o encontro levando em seus corações a certeza de que a consagração feita à MTA, em Schoenstatt, é uma “troca de corações”, confirmando, assim, a mensagem de Fátima, onde a Mãe aponta seu Imaculado Coração como “refúgio e caminho que conduz até Deus”.