O dia 18 de maio em Schoenstatt.
Ir. M. Nilza Pereira da Silva – Brasil, Argentina, Chile, Congo, Coréia, Burundi, Alemanha, Suíça, Filipinas… são apenas alguns dos países com representantes presentes no Santuário Original, em 18 de maio, para renovar a Aliança de Amor.
Às 19h30min, na Tenda dos Peregrinos, mais de 300 pessoas participam da Santa Missa, presidida pelo Pe. Alejandro Martinez, diretor geral do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, que com mais 28 sacerdotes preside a celebração. A saudação em vários idiomas ajuda para que cada um sinta que está entre irmãos e somos todos uma única Família.
Na homilia, Pe. Alejandro faz um paralelo entre Schoenstatt e Fátima. Inicia apresentando que estamos a caminho de Pentecostes e renovamos a Aliança de Amor, com o nosso pedido: Vinde Espírito Santo! Ele reflete sobre o Evangelho de Caná e diz que quando não temos mais vinho, a Mãe de Deus mostra as nossas necessidades para Jesus e nos ensina a fazer tudo o que Ele nos diz.
“Ela vem à nossa ajuda quando o vinho termina. É assim que ela veio em Schoenstatt e em Fátima.” Nosso Pai e Fundador apresentava que em ambos os lugares, Maria cumpre a mesma missão: ela pede a renovação do mundo. Aqui em Schoenstatt ela começa esse movimento de renovação mundial. Em ambos os lugares, ela escolheu jovens para iniciar a sua missão, em ambos os lugares ela atrai a atenção do mundo para si e colabora para a salvação do mundo.
Na Aliança de Amor, ela nos livra do individualismo, aqui se trata de um amor pessoal, se inicia uma nova cultura. Se eu provo que a amo, ela transforma o meu coração, começando assim a renovação do mundo. Hoje, ela continua a vencer as heresias antropológicas, por meio da Aliança de Amor. Em Fátima, ela promete que no final o seu imaculado coração triunfará e em Schoenstatt ela apresenta o seu programa para esse triunfo: Aliança de Amor, para uma nova cultura.
Terminada a Santa Missa, todos seguem em peregrinação ao Santuário Original, colocando as várias intenções do mundo todo e a súplica: Vem e caminha conosco! No Santuário, Pe. Alejandro continua a refletir sobre a Aliança de Amor e as mensagens de Fátima. Assim, convida todos os presentes a renovarem a entrega sem reservas ao coração de Maria, que pulsa por nós, aqui no Santuário.
Em seguida, os presentes acompanham a queima dos papéis com as ofertas ao Capital de Graças, com cantos em vários idiomas. Terminada a cerimônia, a praça lateral ao Santuário Original resume vários continentes, pois se agrupam pessoas em conversas alegres em seus idiomas de origem. Assim, a casa da Mãe, o Lar Original, é um encontro de muitas nações, de diferentes culturas e idiomas, mas de uma mesma missão: Aliança de Amor vivida para a renovação do mundo.
Fotos: Pilgerzentrale Schönstatt