O município é anualmente consagrado à MTA.
Karen Bueno – No mês de junho próximo, a cidade de Atibaia/SP completa 352 anos e as festas começam cedo, a partir de meados de maio. Como é tradição já há 15 anos, autoridades civis, religiosas e a comunidade em geral se reúnem para abrir as festividades de aniversário do município, sempre com uma Santa Missa em louvor à Mãe e Rainha de Schoenstatt, realizada anualmente na Ermida da MTA, próxima ao centro da cidade. Em 2017, a celebração realizou-se no último sábado, dia 20 de maio, na igreja de Nossa Senhora do Rosário.
A entrada das bandeiras e imagens da Mãe Peregrina marcava o tom solene da celebração. O prefeito do município, Saulo Pedroso, junto com sua esposa e filhas, levava a simbólica chave da cidade, que é depositada sobre o altar, num sinal de consagração dessa terra. Atibaia tem uma população estimada em mais de 141 mil habitantes, segundo dados de 2010, e fica próxima à capital do estado de São Paulo, abrigando o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai como um dos principais pontos turísticos e de encontro com Deus e a Mãe e Rainha.
A missa foi presidida pelo Pe. Ricieli de Oliveira Primo Carvalho, que ressaltou, na homilia, a presença do Espírito Santo como defensor daquilo que é correto e justo, que está presente nos momentos de dificuldade e derrota, trazendo sempre a verdade à luz. Falando sobre a abertura das festividades do município, ele brinca que “Jesus era festeiro”, recordando as várias passagens bíblicas em que Cristo se confraterniza com os seus – como nas Bodas de Caná, quando o primeiro milagre acontece numa festa de casamento. Celebrar é parte da vida do cristão e alegra ao Senhor, pois “nosso Deus é um Deus da alegria e nós devemos transparecer essa alegria para o mundo”, diz o Padre. Ele conclui sua reflexão falando da necessidade de valorizar a família, como fundamento para formar uma sociedade mais justa e fraterna em Atibaia.
No ofertório, as flores e morangos – símbolos da cidade – são levados ao altar, recordando os frutos desse município, agradecendo por eles e consagrando-os ao Senhor. No final da celebração, as palavras do prefeito recordam o compromisso de formar uma cidade melhor e pede as bênçãos de Deus para todos.
A procissão até a Ermida reuniu o povo com cantos e orações. Em volta da imagem da MTA, mais uma vez se renovou a consagração de Atibaia à Mãe e Rainha e o anseio de lutar por uma terra nova, que leva traços de Maria e a presença de Cristo, onde sempre é bom estar.