Santuário Tabor Magnificat comemora seu aniversário.
Rebeca Bembem – Desde a sua fundação, em 19 de maio de 1985, o Santuário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR, abriga muitas graças, orações, sacrifícios e propósitos de pessoas que juram fidelidade à Mãe Três Vezes Admirável. Em comemoração aos seus 32 anos, muito bem vividos, a Família curitibana de Schoenstatt se reuniu no último domingo, 21 de maio, e promoveu uma grande festa, com direito a Missa Solene, almoço comunitário, cantata e até um bolo com “Parabéns para você…”.
O dia começou com chuva, o que não intimidou o comparecimento dos fiéis e, segundo o Pe. Marcelo de Souza, capelão do Santuário, representou um sinal das bênçãos que Deus e a Mãe constantemente derramam sobre o ‘lugarzinho predileto’.
A Tenda do Pai, espaço montado pelas mulheres da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) para contar a história do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, já estava pronta logo cedo e adornada com o “Telefone do Pai” – expositor de cartões com mensagens do Pe. Kentenich – e cartazes com os principais marcos históricos de sua trajetória. A Liga também promoveu a “Campanha dos Tijolinhos”, que busca arrecadar recursos para a conclusão das obras da Casa de Retiros.
Às 11 horas foi dada a abertura na Santa Missa Solene. A procissão de entrada homenageou o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, junto a balões comemorativos e bandeiras dos ramos do Movimento de Schoenstatt. Na homilia, Pe. Marcelo destacou o motivo da festa: “É dia de agradecer a Deus pelo dom que é o nosso Santuário, e a melhor forma de agradecer é a Eucaristia”.
Ao final da celebração, quem estava presente no dia da inauguração do Santuário foi convidado a cantar “Parabéns para Você” e assoprar as velinhas do bolo de aniversário. Após, todos se reuniram para compartilhar de um almoço, preparado pela Liga de Famílias, numa autêntica festa em Família.
Após um breve intervalo, foi a vez da Juventude Apostólica de Schoenstatt e das crianças da creche Cantinho do Sol – instituição dirigida pelas Irmãs de Maria e amparada pelo Santuário – homenagearem a Mãe de Deus. Eles promoveram uma cantata, um teatro e uma apresentação com pequenas meninas caracterizadas pelos diversos títulos de Nossa Senhora. Tudo foi organizado e supervisionado pelas Irmãs, que também efetuaram o sorteio de um quadro da Mãe e Rainha. As atividades da tarde foram finalizadas com um momento de exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na Santa Missa Solene das 17 horas, os presentes foram surpreendidos pela entrega da estrela do lenço aos Pioneiros de Schoenstatt de Rio Negro/PR, a última conquista do grupo antes de iniciarem a fase como Aliados. Dhiego Valerio, da Juventude Masculina de Rio Negro/PR, contou que o símbolo representa Maria, a estrela que os guia e que os impulsiona a serem guias para os outros, exemplos a serem seguidos. “É muito bom para nós podermos participar dessa festa. Temos muita sorte por termos um Santuário de Schoenstatt aqui bem pertinho de nós”, comentou Dhiego.
Fotos: Rebeca Bembem / Renata Orsato / Joelma Polli