Um coração missionário a serviço da Igreja.
Karen Bueno – O Pe. Reinald Nann, do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, foi nomeado Bispo da Prelazia de Caraveli, no sul do Peru. Pe. Reinald, de 56 anos, é alemão e pertence à Diocese de Friburgo/Alemanha. Há 25 anos ele atua como missionário no Peru e acompanhou a conquista do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt no país, localizado em Trujillo. A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou a nomeação no último sábado, dia 27 de maio.
“Mi portugues es muy español”, brinca o novo prelado, mas responde as perguntas com “mucho gusto”. Pe. Reinold conta que foi pego de surpresa com essa nomeação: “Essa notícia me caiu como ‘um balde de água fria’. Na segunda-feira o núncio apostólico [representante do Vaticano] me chamou e eu estava na selva, entre o Peru e a Colômbia. Há três semanas a nunciatura tentava falar comigo, mas eu não tinha nem celular para responder”.
Como missionário, Pe. Reinald sempre trabalhou em paróquias mais carentes da Arquidiocese de Trujillo, colaborando na evangelização. Sobre a Prelazia de Caraveli, da qual será o novo bispo, ele conta: “É uma diocese muito andina, tem 22 paróquias, muito distantes umas das outras, então será um trabalho bem missionário. Em algumas, o idioma original nem é espanhol”.
Ainda não é possível apontar linhas de trabalho, diz o sacerdote: “Primeiro tenho que conhecer com quem vou trabalhar, mas algumas paróquias estão realmente num lugar de emergência pastoral”.

“Tanto em Lima como em Trujillo temos uma imagem Auxiliar que vêm justamente de Santa Maria/RS”
Schoenstatt no Peru
Pe. Reinold conta sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt: “O Movimento em si não é muito grande, porque nunca tivemos Padres de Schoenstatt ou Irmãs de Maria vivendo diretamente no Peru, eles nos visitam, do Chile, esporadicamente”. Mas o Movimento está crescendo: “Em Lima, graças a Deus, vários sacerdotes diocesanos selaram a Aliança e no Peru temos um curso da União e um curso do Instituto de Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt”.
Além disso: “O que melhor funciona no Peru é a Campanha da Mãe Peregrina, que agradecemos ao Brasil. Tanto em Lima como em Trujillo temos uma imagem Auxiliar que vêm justamente de Santa Maria/RS e estamos muito gratos por esse método sensível de pastoral que se pode fazer com muita facilidade”.
A ordenação episcopal será em Caravelí, ainda sem data marcada. Para concluir, o novo bispo do Peru encerra dizendo: “Bênçãos para todo Schoenstatt Brasil”.
Como Família em Aliança, oferecemos nossas orações e contribuições ao Capital de Graças por esse novo bispo missionário.