Um coração missionário a serviço da Igreja.
Karen Bueno – O Pe. Reinald Nann, do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, foi nomeado Bispo da Prelazia de Caraveli, no sul do Peru. Pe. Reinald, de 56 anos, é alemão e pertence à Diocese de Friburgo/Alemanha. Há 25 anos ele atua como missionário no Peru e acompanhou a conquista do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt no país, localizado em Trujillo. A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou a nomeação no último sábado, dia 27 de maio.
“Mi portugues es muy español”, brinca o novo prelado, mas responde as perguntas com “mucho gusto”. Pe. Reinold conta que foi pego de surpresa com essa nomeação: “Essa notícia me caiu como ‘um balde de água fria’. Na segunda-feira o núncio apostólico [representante do Vaticano] me chamou e eu estava na selva, entre o Peru e a Colômbia. Há três semanas a nunciatura tentava falar comigo, mas eu não tinha nem celular para responder”.
Como missionário, Pe. Reinald sempre trabalhou em paróquias mais carentes da Arquidiocese de Trujillo, colaborando na evangelização. Sobre a Prelazia de Caraveli, da qual será o novo bispo, ele conta: “É uma diocese muito andina, tem 22 paróquias, muito distantes umas das outras, então será um trabalho bem missionário. Em algumas, o idioma original nem é espanhol”.
Ainda não é possível apontar linhas de trabalho, diz o sacerdote: “Primeiro tenho que conhecer com quem vou trabalhar, mas algumas paróquias estão realmente num lugar de emergência pastoral”.
Schoenstatt no Peru
Pe. Reinold conta sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt: “O Movimento em si não é muito grande, porque nunca tivemos Padres de Schoenstatt ou Irmãs de Maria vivendo diretamente no Peru, eles nos visitam, do Chile, esporadicamente”. Mas o Movimento está crescendo: “Em Lima, graças a Deus, vários sacerdotes diocesanos selaram a Aliança e no Peru temos um curso da União e um curso do Instituto de Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt”.
Além disso: “O que melhor funciona no Peru é a Campanha da Mãe Peregrina, que agradecemos ao Brasil. Tanto em Lima como em Trujillo temos uma imagem Auxiliar que vêm justamente de Santa Maria/RS e estamos muito gratos por esse método sensível de pastoral que se pode fazer com muita facilidade”.
A ordenação episcopal será em Caravelí, ainda sem data marcada. Para concluir, o novo bispo do Peru encerra dizendo: “Bênçãos para todo Schoenstatt Brasil”.
Como Família em Aliança, oferecemos nossas orações e contribuições ao Capital de Graças por esse novo bispo missionário.