90 anos de gratidão e alegria.
Ir. M. Edlaine Soares/Karen Bueno – “Vem! A missão nos chama”: convoca a Mãe e Rainha, e muitas meninas dão um “sim” a esse convite. Foi assim o final de semana, dias 27 e 28 de maio, de muitas Apóstolas Luzentes de Maria dos regionais Sudeste e Paraná, no encontro anual que reuniu mais de 300 meninas com suas dirigentes em Atibaia/SP. Um fim de semana de espiritualidade e de nobres alegrias junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai.
Às 9 horas, no sábado, houve a oração inicial e abertura do encontro, à sombra do Santuário. Com a acolhida à imagem da “Rainha Luzente”, pediram a bênção da Mãe de Deus e do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, para esse encontro.
Após um momento de animação, a primeira atividade foi um teatro: Festejando os jubileus, lembrando os 70 anos da vinda do Pe. José Kentenich ao Brasil e os 90 anos das Apóstolas. Mais tarde as meninas foram divididas em grupos para a primeira oficina, com o tema “Ser instrumento”, que tinha o objetivo de despertar nas Apóstolas a consciência de que são instrumentos nas mãos de Deus e da Mãe de Deus para realizar uma obra grande.
Na sequência do almoço e da pequena pausa, todas retornaram para a Missa Jubilar na Tenda, com os peregrinos. O presidente da celebração foi o Pe. José Fernando Bonini, que conseguiu envolver as meninas e transmitir as mensagens com muito bom humor. Ao término da celebração, peregrinaram ao Santuário, de onde soltaram 90 balões ao céu, levando mensagens de luz e amor para as pessoas.
A atração da parte da tarde foi o “Caldeirão da Luz”, um mix de programas, com a participação especial da MaiGraça e MaraBrilha que apresentaram duas paródias e colocaram todas as meninas para cantar e dançar. E chegou a hora que elas gostam muito: a hora de gastar energias, na Corrida da Luz. Eram três provas: corrida da esponja, da luz e corrida do túnel. Durante o programa ainda teve entrevista e o Desafio da Luz – uma sessão de perguntas sobre Schoenstatt e as Apóstolas, de músicas a serem completadas, adivinhar o nome da oração, etc.
Na varanda da Tenda houve o jantar festivo e a festa jubilar, com direito a música ao vivo, tocada pela banda que animou as pequenas e as maiores, com cantos para todas as idades. Depois da animação, as Apostolas se reuniram na Tenda para uma vivência, com a coroação da Rainha Luzente e procissão luminosa até o Santuário. Cada cidade colocou diante da Mãe os presentes para a festa jubilar e uma chuva de fogos coloridos brilhou no céu do Santuário.
Ainda uma programação aguardava as maiores na Capela Custódia Viva, uma adoração para concluir a noite diante de Jesus, agradecendo pelo encontro e entregando a nova etapa de vida, pois para algumas, este foi o último encontro como Apóstola Luzente de Maria. Em poucos minutos, nos corredores, o silêncio pairava, todas cansadas pelo dia intenso de encontro, mas repleto de alegria. O cansaço não diminuiu a força, nem a vontade de aproveitar o máximo.
No domingo, às 6h30min foram despertadas com música e iniciaram com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Rafael Carmo Azevedo, de Atibaia/SP. Durante e manhã houve a última oficina do encontro, com o tema “Decisão”. Essa oficina ajudou a despertar nas Apóstolas a vontade de treinar a sua capacidade de decisão autêntica, assumindo a missão de ser um pequeno instrumento nas mãos da Mãe de Deus.
A oficina encerrou-se com um momento muito especial. Diante de milhares de peregrinos, que visitavam o Santuário, com todo ardor, as pequenas cantaram: “Somos Apóstolas, pequenas Marias, raios de sol, a brilhar na escuridão! Somos Apóstolas, nós somos princesas, a grande Rainha nos confiou sua missão!”. A assessora Ir. M. Lidiane Francisconi explicou, então, para os peregrinos quem são as Apóstolas, o que fazem, convidando-os que as ajudem na missão de ser luz na escuridão, de espalhar centelhas de luz pelo mundo. As meninas partiram com muitas palmas, deixando as pessoas emocionadas, talvez com um novo sentido para as suas vidas, com a luz brilhando nos olhos de cada Apóstola e de cada dirigente.