Dia de entrega e contribuições ao Capital de Graças.
Karen Bueno – A cidade de Patú, no interior Rio Grande do Norte, foi tomada por uma multidão de homens no último dia 28 de maio. Em comum entre eles, além das muitas camisetas azuis e brancas com a imagem da Mãe e Rainha, é o Terço que levam na mão e o entusiasmo para caminhar cerca de dez quilômetros rezando e cantando – o motivo de tal disposição? Tudo por amor à Mãe de Deus.
Essa é a IX Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patú. Participaram grupos do THMR da Diocese de Mossoró/RN, Diocese de Caicó/RN, Arquidiocese de Natal/RN e grupos dos estados de Ceará, Paraíba e Pernambuco. Não é exagero dizer que o Terço dos Homens “invadiu” a cidade, basta comparar os números: Patú tem uma população estimada em cerca de 11.600 habitantes, segundo estatística do IBGE de 2010. Juntos, os homens que participaram da Romaria somavam mais da metade de todos os moradores da cidade.
A concentração da Romaria foi na entrada do município, onde se serviu café aos participantes e dali caminharam os dez quilômetros, adentrando a Serra do Lima, com o apoio de um trio elétrico para guiar a oração. O bispo diocesano, Dom Mariano Manzana, rezava com os homens nesse percurso, animando e estimulando a caminhada.
Em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis houve um louvor celebrando o Ano Jubilar Mariano e em seguida a Santa Missa campal, presidida por Dom Mariano. Todo o sacrifício e unidade dão novas forças para os participantes do Terço cumprirem a missão de “unir os homens na oração, salvando as famílias através da santificação; se colocando à disposição de Deus e conquistando a dignidade e respeito humano”, conforme apresentam como objetivo dessa caminhada.