Experiências e conversas numa mesma língua, no idioma do Tabor.
Giovanna Romanato – Deixar o país de origem não é fácil, mas, no último final de semana, celebrando Pentecostes, oito famílias brasileiras, que atualmente moram na Alemanha e em países próximos da Europa, fizeram de Schoenstatt a sua casa e encontraram abrigo nos braços da Mãe e Rainha.
Com o objetivo de compartilhar experiências em família, os casais e seus filhos, que por motivos de trabalho, estudos ou mesmo por opção de vida, moram atualmente fora do Brasil, se reuniram na cidade de Vallendar, à sombra do Santuário Original em Schoenstatt, do último sábado, dia 3 de junho, até segunda-feira, dia 5, acompanhados do Pe. Antonio Bracht e da Ir. M. Isabel Machado, que coordenaram esse segundo encontro de famílias brasileiras, buscando levar, além da partilha, a espiritualidade schoenstattiana.
Foram convidados para auxiliá-los nesse Encontro duas famílias da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt do Brasil: Tomas e a Flávia Santos, de Atibaia/SP, do V Curso, que contaram com a ajuda das filhas Ana Flávia e Ana Laura, e a família de Jundiaí/SP, Romulo e Marcia Romanato, do XIII Curso da União, que também contou com a ajuda da filha Giovanna. Aliás, as filhas cuidaram especialmente das crianças que estavam participando do Encontro e tiveram também uma experiência sem igual.
Além de ajudarem na formação do encontro, as famílias Santos e Romanato puderam dar o seu testemunho de que nada no mundo supera a graça, de que a família é o dom mais precioso que o bom Deus oferece à humanidade. O encontro de famílias proporcionou momentos de diálogo, palestras sobre as diferentes situações na vida do casal, com o tema “o amor em 4 estações”, educação dos filhos, diferenças psicológicas entre o homem e a mulher, bem como momentos e vivências especiais, com a renovação do compromisso matrimonial dos casais e a consagração dos filhos à Nossa Senhora, diante da mesma imagem que a mãe do Pe. José Kentenich – Sra. Catarina Kentenich –, o consagrou quando ele ainda era um pequeno menino, com 8 anos e meio de idade.
O casal Vinicius e Sarah Kattah, que atualmente mora em Viena/Áustria com os dois filhos, Alice e Nikolas, já conhecia o Movimento Apostólico de Schoenstatt, já que a irmã de Sara pertence a União de Famílias no Brasil, mas eles nunca haviam participado de um encontro em família assim. “O encontro superou nossas expectativas. Foi muito bonito, não apenas por ser um encontro de famílias, mas por ser um encontro de famílias brasileiras que moram fora do país, que passam pelas mesmas dificuldades e pelas mesmas felicidades. É muito difícil conseguir dialogar e compartilhar a nossa experiência com pessoas que não conhecem isso, então vivenciar esse encontro e união foi algo espetacular e único”, disse o casal.
A data para o próximo encontro já está marcada para o ano que vem, também no final de semana de Pentecostes. O objetivo é que esses casais se conheçam cada vez mais e se tornem uma grande família, encontrando no Movimento de Schoenstatt um lar, mesmo longe do Brasil. Que nossa Mãe cuide particularmente de cada um deles.
Fotos: Família Romanato