Família reunida para renovar o ardor missionário.
Ir. Mirian Rozana Fuck – A festa de Pentecostes levou muitos peregrinos ao Santuário Tabor Matris Salvatoris, em Salvador/BA. Nos dias 1, 2 e 3 de junho houve o tríduo em preparação à solenidade, culminando com uma vigília no último dia. Após a Santa Missa, às 16 horas, no sábado, a Família de Schoenstatt se reuniu para suplicar a vinda do Espírito Santo com seus dons, reacendendo em cada um o ardor e o fogo da missão.
No domingo, um ônibus de Biritinga/BA, Diocese de Serrinha/BA, com 50 pessoas, visitou o Santuário para celebrar Pentecostes na Casa da Mãe e Rainha, à luz do Ano Nacional Mariano. Chegaram às 9 horas e foram acolhidos no Santuário; em seguida, os peregrinos acompanharam uma reflexão sobre o trabalho da Campanha da Mãe Peregrina, aprofundando sua missão mariana: o porquê do êxito dessa imagem de graças, tão simples, interferir tanto na transformação das pessoas. Além de participarem da Santa Missa, às 11 horas, os peregrinos rezaram o Terço no Santuário e às 15 horas se despediram enviados em missão.
Houve Missa de Pentecostes também às 17 horas, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Paulo César Pitombo, e acompanhada pela Família de Schoenstatt. Tudo remetia à experiência com o Espírito Santo, como uma vivência na qual as pessoas retiravam o papel com um dom a ser aspirado na vida diária – as crianças levaram esses papeis à frente e os fixaram num mural que simbolizava o Espírito Santo. A oração do Pai Nosso, durante a celebração, proferida em sete idiomas, além do português – alemão, japonês, espanhol, inglês, italiano, francês e latim – remetendo aos dons do Espírito e aos discípulos enviados a anunciar a palavra de Deus para várias línguas e nações.
No final da Santa Missa, a Família de Schoenstatt seguiu em procissão, com as velas recordando os sete dons, até o salão de palestras, onde um símbolo que ilustra a presença do Espírito Santo foi ali entronizado. Este é um espaço de convivência fraterna, que ao longo dos anos recebeu centenas de reuniões e atividades, tudo sob a luz do Espírito Santo.
Participaram representantes da Liga de Famílias, Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens Mãe Rainha, também os Guardas do Santuário e os Ministros da Sagrada Comunhão, além de sacerdotes, religiosas e leigos que ministraram retiros, formação e reuniões nesse local.
Do Santuário, um Cenáculo vivo, a Família é então enviada para formar uma nova sociedade, um novo mundo, com os dons do Espírito Santo.