Renovando o ardor missionário.
Sandra Forgiarini – No Centro Mariano, junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, nos dias 20 e 21 de maio aconteceu o Terceiro Retiro de Membros da Liga Apostólica de Schoenstatt, que reuniu integrantes da Liga de Famílias, Liga das Mães, Liga Feminina e Juventude Feminina de Santa Maria/RS, Porto Alegre/RS e Santa Cruz do Sul/RS.
O Retiro teve início no sábado com Santa Missa, no Santuário, às 11 horas, seguindo programação que se encerrou no domingo, também com Santa Missa, às 14 horas.
Sob o lema “Aliança de Membro: um caminho de santidade e missão”, o objetivo do Retiro foi buscar o aprofundamento e dar suporte e acompanhamento aos Membros na vivência da Aliança de Amor na altura da Carta Branca, através dos meios ascéticos de autoeducação-transformação; intensificar nos Membros o sentido da missão, a consciência de que são “alavanca” para a Obra de Schoenstatt; e, especialmente no Ano Mariano, dar uma resposta à missão do Movimento, por meio das contribuições e empenho pela missão/apostolado e pela autoeducação.
Por que Schoenstatt?
O primeiro momento do Retiro, no sábado à tarde, esteve sob a coordenação do Pe. Clodoaldo Kamimura, diretor regional do Movimento, que levou os participantes a uma autoapresentação (pessoal, autêntica, seletiva), partilhando com o grande grupo: Nome – Ramo – Quanto tempo em Schoenstatt – Por que Schoenstatt? O que me fez escolher Schoenstatt? – Por que continuar? Esse foi um momento muito importante de partilha, sobre como os Membros vivem e direcionam as suas ações, como parte importante do Movimento.
A partir desse primeiro momento, os participantes foram motivados ao silêncio, mantido durante todo o tempo do Retiro, sendo que as refeições foram acompanhadas com leitura de palestras e reflexões do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
À noite, após o jantar, aconteceu uma Cantata Mariana, coordenada pela Juventude Masculina Apostólica de Schoenstatt, e confissões.
Contigo Pai, Família em Aliança
Seguindo o programa, no domingo pela manhã, a Ir. M. Fátima Dotto desenvolveu sua palestra sobre o tema: “Nossa Missão Mariana”, levando o grupo a reflexões e respostas sobre a participação no Movimento: Por que viemos? O que nos motivou? O que nos motiva?
Para que cada um pudesse assimilar os conteúdos e vivências do retiro, o restante da manhã foi para reflexão pessoal.
Logo após o almoço, foram feitas reuniões por Ramo, onde se concluiu que foi muito enriquecedor a participação dos diversos ramos, especialmente da Juventude, nesse Retiro. A troca de experiências motiva os jovens e enche os adultos de esperança. Percebeu-se com essa experiência de Retiro Compartilhado, um convite especial do Pai e Fundador que continua a conclamar: “Fostes chamados para me ajudar nesta minha tão grande missão”.
Após o almoço de domingo, o grupo seguiu para o Santuário, onde foi renovada a Consagração de Membro da Liga, seguida da Santa Missa com a entrega da renovação assinada.
Clique para ver as fotos
Fotos: Ir. M. Daiane Freisleben