A expectativa entre as famílias dos três brasileiros que integram o noviciado.
Karen Bueno – No dia 8 de julho de 2017, 21 jovens de diversos países receberão a ‘Túnica de Sião’ como sinal de seu ingresso no noviciado do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Dentre eles, três brasileiros também fazem parte do Noviciado Euro-Americano: Gustavo Ceccon Guimarães, de Campinas/SP, Lucas Botassio, de São Paulo/SP, e Luiz Joaquim da Silva, de Olinda/PE. A celebração será na Igreja Santa Maria de La Trinidad, no Santuário de Schoenstatt de Tupãrenda, Yparacaí/Paraguai, às 11 horas (12 horas segundo o horário de Brasília). Os noviços e a Comunidade dos Padres de Schoenstatt convidam todos a acompanhá-los com orações nesse momento tão especial.
Falando sobre a vocação sacerdotal, o Pe. José Kentenich diz que “a família constitui o primeiro seminário, o mais valioso e mais importante seminário” [1], pois é nela que, em geral, se desponta e amadurece a vocação. Foi assim entre as famílias Guimarães, Botassio e Silva.
Jesus passou nesta casa
“O Joaquim tinha 3 anos quando foi pela primeira vez ao Santuário e até hoje ele nunca deixou de ir. Ele cresceu lá, íamos todos os domingos e também no dia 18, da Aliança. Ele foi crescendo, crescendo e nunca mais saiu, graças a Deus. Eu dizia pra ele : ‘Meu filho, você mora no Santuário, vem para casa só para dormir’. Já era um sinal. Era a Mãe chamando”, conta a Sra. Maria Catarina da Silva.
Foram marcantes para os pais do Luiz Joaquim, Sr. Luciano Francisco da Silva e para Maria Catarina, as palavras ditas na missa de envio do jovem: “Jesus passou na sua casa”. É essa confiança de que o próprio Cristo chamou o filho à vocação sacerdotal que traz grande alegria para toda a família. “Eu já esperava há muito tempo. Brincava com ele sobre isso e ele negava, dizia que não, mas eu tinha isso no meu coração. Eu sou a mãe mais feliz do mundo, posso dizer que sou muito realizada. A saudade é grande, mas mesmo assim estou muito feliz. Meu filho é meu tesouro, tenho muito orgulho dele. Todos os dias rezo por ele e por todos”, diz a mãe.
Luiz Joaquim é filho único, por isso foi mais difícil a despedida, segundo a Sra. Catarina. Mas, apesar disso, a família aumentou de certa forma: “Eu ganhei um monte de filhos”, ela brinca. “No Santuário, cada um dos meninos do Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt) que me abraça, eu sinto como se fosse o Joaquim, eu digo que são todos meus filhos”.
Para levar a mensagem do Pai e Fundador
“Normalmente quem desconfia da vocação é a mãe, mas aqui em casa fui eu”, brinca o Sr. Alceu Botassio, contando sobre a admiração que sente pelo filho: “O Lucas já tinha conquistado muita coisa e ainda ia conquistar mais, porque é muito capacitado, mas aí teve coragem de deixar tudo isso. Eu já gostava muito dele como filho, mas depois da coragem que ele demonstrou, eu gosto ainda mais”.
A Sra. Cirléia Botássio confessa: “Eu nunca desconfiei. Sentia que ele era muito dedicado ao Movimento, se entregava demais e tinha uma paixão muito grande pelo Jumas, falava com convicção que queria lutar pelos meninos, fazer parte dessa Família, levar a mensagem do Pai e Fundador para os jovens… Mas, como mãe, nunca achei que ele fosse para o seminário. Foi uma surpresa quando ele anunciou que sentia esse chamado no coração. Ele me pegou de surpresa”. Sobre esse momento, ela conta: “Mistura um monte de sentimentos. Mistura alegria, preocupação, desespero, ansiedade: ‘Para onde vai o meu filho? Eu vou ficar sem ele?’, mas a gente vai trabalhando, vai pedindo para a Mãe nos ajudar, para nos mostrar qual é a vontade do Pai”.
A confiança no chamado do Senhor também está presente entre a família do bairro do Jaraguá, de São Paulo. Cirléia recorda: “A primeira coisa que eu perguntei para ele [para o Lucas] foi: ‘Você está feliz? É isso o que realmente quer?’ Ele me respondeu: ‘É isso que eu quero e estou feliz’. Então cabe a mim somente rezar por ele, para que continue firme no seu sim. Não é fácil ficar longe de um filho, sentimos muita saudade, mas eu sei que ele está bem, que está feliz. Ele batalhou, rezou muito para ver se realmente era isso que queria. Trabalhou, namorou antes de se decidir e essa foi uma decisão madura”.
É um presente acompanhar a entrega de um filho
Gratidão é a primeira palavra que surge entre os pais do Gustavo, João Paulo e Sílvia Guimarães: “Gratidão ao Bom Deus e a nossa Mãe por suscitarem no coração de nosso filho este chamado. Gratidão ao Gustavo, por ter coragem, força e ousadia em dar a sua resposta de amor, o seu sim! Estamos muito felizes”.
Sobre o processo de discernimento vocacional, eles contam: “Aos poucos fomos percebendo o caminho que nosso filho ia percorrendo. A sua entrega cada vez mais profunda ao Jumas e ao Movimento aqui em Campinas, a sua entrega para a Mãe de Deus. Quando foi admitido ao Postulado do Instituto dos Padres, em maio de 2016, ele nos contou e, à partir daí, pudemos acompanhar os passos que foi dando. O que mais nos alegra é ver a alegria dele. O sorriso em seus lábios e o brilho em seu olhar”.
Sílvia e João Paulo, que pertencem ao Instituto de Famílias de Schoenstatt, deixam uma mensagem aos pais que acompanham esse momento de decisão na vida dos filhos: “Gostaríamos de dizer que sempre ajudem os filhos a encontrarem o seu Ideal Pessoal, o plano de Deus para a vida de cada um deles. Que os ajudem a descobrir a própria vocação e os incentivem a darem um sim pronto, alegre e disposto. Que rezem por eles e acreditem que é um presente muito especial acompanhar a decisão e entrega de um filho a Deus”.
Um pedido em comum: Oração!
Entre todos os pais, e certamente entre os noviços e a comunidade dos Padres de Schoenstatt, o pedido é o mesmo: oração. O ingresso no noviciado representa um caminho longo – cerca de dez anos – de discernimento e amadurecimento sobre a vocação sacerdotal, também de muito estudo e entrega.
Cirléia Botassio reforça: “Sempre peço para todo mundo: reze por eles, reze pelos meninos que estão lá, reze por todos, porque esse é momento deles se decidirem, é um momento de encontro, de deixar o seu ‘eu’ e se aproximar de Deus, de estar longe da família, e sabemos que não é fácil, por isso sempre peço: reze!”
Acompanhe ao vivo
Vários brasileiros participarão da cerimônia no Paraguai, que será transmitida ao vivo pelo Facebook do Santuário de Tupãrenda. Você pode acompanhar a partir das 12 horas no sábado, dia 8 de julho: clique para acessar a página.
Fotos: Lucas Ariel Meireles Zelada / Arquivo Pessoal
[1] Chamado por Deus, consagrado a Deus, enviado por Deus – Textos escolhidos do Padre José Kentenich sobre o sacerdócio, Pedro Wolf.
Há 17 anos atrás eu estava nessa mesma expectativa…