Eles vão ao encontro dela, da MTA.
Pe. Argemiro Ferracioli / Karen Bueno – A 1ª Romaria do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) ao Santuário Tabor, no dia 18 de junho, reuniu 70 homens em Santa Maria/RS. Participaram representantes de São Borja/RS e de São Francisco de Assis/RS, mais o grupo da própria cidade de Santa Maria.
No programa, houve uma palestra com o Pe. Argemiro Ferracioli sobre as origens e espiritualidade do Terço dos Homens Mãe Rainha, que “se trata de uma nova erupção de graças que Deus suscita na Igreja do Brasil, no contexto da devoção mariana”, recorda o Pe. Argemiro.
Ele retomou a história do Terço dos Homens e apontou os pontos principais da espiritualidade dos grupos ligados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt: o vínculo à Maria, ao Santuário e as contribuições ao Capital de Graças. “O título mariano usado pelos grupos é ‘Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt’, por isso, grupo Terço dos Homens Mãe Rainha. O vínculo ao Santuário é muito importante porque ele é o centro, o motor do Movimento, é a fonte onde nos abastecemos da espiritualidade. Por fim, as contribuições ao Capital de Graças são o segredo da fecundidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt”.
Como modelos de homens santos, personalidades nas quais os participantes do Terço podem se inspirar, Pe. Argemiro indica o Pe. José Kentenich e o Diác. João Luiz Pozzobon, ambos exemplos de paternidade. Ele fala também da atual organização do THMR no Brasil e de seus símbolos e materiais em comum. Por fim, todos rezam o Terço juntos, numa única voz.
Após o almoço, o Sr. Alberto Olivier, coordenador do Terço dos Homens em Santa Maria, deu um testemunho de quando rezou com o Diác. João Pozzobon e o ajudou a carregar a imagem Peregrina Original no período em que era estudante do Seminário Menor de Santa Maria, pois o Sr. João costumava visitar os seminários. Em seguida foi realizada uma vivencia mariana junto à imagem original com todos os homens.
A peregrinação foi encerrada com a Santa Missa no Santuário. “Foi muito boa a romaria – diz o Sr. Gilmar Luiz Ceron, de São Borja. Destaco, entre outras coisas, a Mãe Peregrina Original, que eu não conhecia, e o Santuário. O horário espiritual do Sr. João Pozzobon também me chamou a atenção, com muitas frases bonitas para a vida”. Sobre o que leva desse dia, ele testemunha: “Tu crê mais, sua fé aumenta e também ficamos mais animados para conseguir mais gente para continuar com a reza do Terço. Com esse encontro, temos certeza de que muitos estão trabalhando juntos, em lugares diferentes, pela mesma causa”.
A experiência positiva da romaria já garante data marcada para a próxima peregrinação do Terços dos Homens ao Santuário, que será no primeiro domingo de junho do próximo ano, dia 3 de junho de 2018.
Foto: Pe. Argemiro Ferracioli
Amém ?