Santuário Tabor da Liberdade e a tradicional festa julina
Poliane Bosco – No sábado, 1º de julho, o Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, realizou mais um ‘Arraiá da Liberdade’. Centenas de pessoas participaram da já tradicional festa julina, realizada com o intuito de homenagear os Santos juninos, promover um momento de integração entre a Família de Schoenstatt e realizar a festa para as crianças e familiares da Creche Semente de Vida.
O Arraiá começou com a Santa Missa, às 15 horas, presidida pelo Pe. Alexandre Resende, pároco da Paróquia São José, de Confins. Como era o primeiro sábado do mês, a missa trazia uma liturgia especial, adaptada para as crianças. O coral da catequese da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, de Belo Horizonte/MG, deu um tom festivo à celebração, com cantos em melodia junina, além de estarem todos vestidos a caráter.
No início da celebração, a comentarista recordou a história dos Santos juninos: São João, Santo Antônio e São Pedro e foram entronizados os estandartes com suas imagens. Na homilia o Pe. Alexandre relembrou a importância de São Pedro e São Paulo como pilares da Igreja. Ele frisou a importância dos Santos e como se alcança a santidade por meio do amor. “Ser santo é participar da plenitude de Deus, através do exercício do amor. A maior qualidade do ser humano não é a sua inteligência, a maior qualidade do ser humano é sua capacidade de amar”.
Após as palavras do Pe. Alexandre, foi apresentado para as crianças o teatro de bonecos com o Pe. José Kentenich e a Ir. M. Emilie Engel. Eles contaram para as crianças a história de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, e que são homenageados pela Igreja no dia 26 de julho. Ao final da missa todos os presentes foram convidados para a Tenda, que estava toda decorada com bandeirinhas e estandartes.
Já na tenda todos puderam se deliciar com as guloseimas juninas preparadas pelos ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Havia barraquinhas com vários tipos de comida, além da barraquinha de pescaria do Ceac Semente de Vida e uma barraca da Campanha da Mãe Peregrina com a imagem da Mãe e Rainha. Houve também apresentação musical para animar a noite.
As crianças da Creche Semente de Vida se apresentaram junto com seus familiares e o rei e o príncipe ‘do amendoim’ e a rainha e a princesa ‘da pipoca’ foram coroados. As Apóstolas Luzentes de Maria também fizeram uma apresentação de dança e o Arraiá fechou-se com muita animação pela apresentação dos ‘Filhos de Mainha’, o grupo de jovens que pelo quarto ano consecutivo faz sua homenagem à Mãe e Rainha.
Fotos: Poliane Bosco
1 comentário