Uma Tenda do Santíssimo, coordenada pela Campanha, acolhe os peregrinos.
Karen Bueno – Segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, o município de Trindade/GO recebeu cerca de 2,9 milhões de pessoas durante os últimos dez dias da Romaria 2017, realizada entre 23 de junho e 2 de julho. A cada ano aumenta o número de visitantes que celebram, no Santuário Basílica de Trindade, a Festa do Divino Pai Eterno. O Movimento Apostólico de Schoenstatt, por meio da Campanha da Mãe Peregrina, está sempre presente nessa romaria e colabora de uma forma bem original: conduzindo todos os que chegam a Jesus Eucarístico.
Já há oito anos a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt realiza um apostolado especial durante a festa. Como a missão da MTA é levar todos a Jesus, a Campanha prepara e coordena uma tenda de adoração permanente ao Santíssimo no portal de entrada da cidade. Durante os três últimos dias da festa, os missionários se revezam, de dia e de noite, para estarem com Jesus em tempo integral, sempre com a companhia da Mãe Peregrina Auxiliar de Trindade.
A Tenda do Santíssimo fica posicionada num lugar estratégico, de passagem dos peregrinos que chegam a pé. A missionária Divina Ap. Bueno de Azeredo explica que “a maioria vem caminhando de Goiânia/GO, a 18 quilômetros de Trindade, e chega para adorar o Santíssimo, pedindo forças para prosseguir com a caminhada até chegar ao Santuário, mas também para a caminhada do dia a dia. É um momento muito bonito em que todo mundo fica muito feliz ao encontrar o Santíssimo antes de chegar a Matriz Basílica. É um momento de oração, de adoração, de fortalecer as forças”. Depois de passar por ali, a continuação do trajeto leva cerca de dois quilômetros até a Basílica.
A assessora local do Movimento, Ir. M. Clades Schwengber, acompanhou os missionários neste ano e conta: “O povo caminha o tempo todo: de manhã, de noite, de madrugada… em direção ao Santuário Basílica. É impressionante como muitos param diante da Tenda da Adoração para um momento breve de reverência, de adoração, e seguem o percurso na Trilha da Fé. É um apostolado muito original essa forma de evangelizar e acolher, por meio do Santíssimo, sob os cuidados da Campanha da Mãe Peregrina”.
A missionária Maria Cassiana Lopes de Oliveira passou a noite de quinta para sexta-feira em adoração e diz que, se fosse necessário, “passaria outras noites na tenda”. Ela comenta: “Acho muito bom, as pessoas entram, rezam. O Santíssimo acolhe e abençoa os romeiros, traz paz, tranquilidade e proteção”.
Como bem diz a Sra. Maria Cassiana, ‘paz, tranquilidade e proteção’ estão entre os motivos que inspiraram a criação dessa Tenda. A missionária Virgínia Pereira Chagas conta como surgiu a ideia para esse apostolado: “A história da Tenda do Santíssimo começou no ano de 2009, quando a cidade de Trindade conquistou a imagem da Mãe Peregrina Auxiliar e percebemos a importância dela para nossas famílias. No ano de 2007 a festa foi muito violenta, com sete mortes. Ficamos muito triste ao ver tantos óbitos numa festa santa. Tínhamos que fazer algo! Foi feito, então, o pedido para os missionários de Trindade e todos aceitaram o desafio. Com a possibilidade de expor o Santíssimo na rodovia para acolher os peregrinos, acreditamos que poderia ter uma melhor recepção de todos. Conversamos com o pároco da época, Pe. Everson de Faria. Ele nos disse precisaríamos da autorização do arcebispo Dom Washington Cruz e que ele mesmo solicitaria essa autorização. Quando Dom Washington autorizou, todos ficamos maravilhados. Desde então os missionários da Mãe Peregrina passam as três últimas noites da festa em vigília e adoração ao Santíssimo. Hoje já virou rotina na Festa do Pai Eterno, sempre tem a Tenda do Santíssimo com a Mãe e Rainha Auxiliar e o Pai Eterno recebendo os romeiros de braços abertos”.
Veja as fotos da Tenda da Adoração
Fotos: Ir. M. Clades Schwengber / Virgínia Pereira Chagas