Ir. M. Nilza P. da Silva – O dia de aniversário da ordenação sacerdotal do Pe. José Kentenich, 8 de julho de 2017, é muito especial no lugar de origem do Movimento, em Schoenstatt/Alemanha. Pelas 9 horas, estaciona um ônibus, junto ao Santuário Original, e descem 30 sacerdotes de várias partes da América, dentre eles, quatro são do Brasil: Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro, Arq. de Mariana/MG, Pe. Edgar Rigoni, Dioc. Colatina/ES, Pe. Geraldo Dias Buziani, Arq. de Mariana/MG e Pe. Ionaldo Pereira da Silva, Arq. do Rio de Janeiro.
Todos estudam em Roma e fazem nessas semanas de férias um curso sobre a Doutrina Social da Igreja, em Bon, bem perto de Vallendar, onde fica Schoenstatt. Faz parte do programa, passar uma manhã inteira em Schoenstatt. O encontro com algumas Irmãs de Maria brasileiras foi “uma festa” e não podia faltar uma foto para marcar esse presente da Divina Providência, justamente nesse dia especial.
Pe. Euder está fazendo a preparação para selar a Aliança de Amor e está muito feliz por, justamente nesse período, poder conhecer o lugar de origem: “Era um sonho meu conhecer Schoenstatt. Desde criança, acompanhei a minha mãe, que era missionária da Mãe e Rainha, numa comunidade rural. Esse foi o meu primeiro contato com Schoenstatt, quando chegava a imagem da Mãe e Rainha e nós cantávamos o hino: ‘Mãe Admirável, ó Mãe Peregrina… pois trazes contigo teu Filho Jesus…’. Eu já vivia esse sentido bonito: Maria nos traz Jesus! Quando no curso nos falaram da possibilidade de conhecer Schoenstatt, eu fiquei muito feliz, por saber um pouco da história e da importância desse local, como centro de todo esse grande Movimento, a Mãe e Rainha e todos os grupos. Estou aqui para um encontro pessoal com Maria e, por ela, para um encontro com Jesus.”
A programação para a manhã incluiu uma introdução na história de Schoenstatt, aqui no lugar de origem. Todos os sacerdotes celebraram a santa missa, na Igreja da Adoração, em seguida, ainda paramentados, foram para a Capela do Fundador, onde está o seu sepulcro, e fizeram uma oração em voz alta. Descendo ao Santuário Original, também ali rezaram, cantaram, deixaram suas contribuições ou pedidos na talha do Capital de Graças e finalizaram consagrando o seu sacerdócio à MTA. Assim, no 107º aniversário da ordenação sacerdotal do Pe. José Kentenich, a MTA acolhe os sacerdotes da America e lhes presenteia um encontro com a sua vida santa.